Sono X Peso

Sono X Peso
Sono X Peso

Diversos estudos evidenciam que existe uma intrínseca relação entre a qualidade do sono de um indivíduo e os processos de ganho de peso ou emagrecimento. As razões para justificar essa tal relação são muitas, mas a principal delas é que a falta do sono pode alterar o metabolismo, induzindo a sensação de fome. Quanto menos um indivíduo dorme, maior será a sensação de fome e tempo que ele terá para buscar comida, o que consequentemente aumentará seu consumo calórico diário.

 

Em complemento, uma pessoa que dorme pouco sentirá muito mais fadiga, apresentando menos disposição no seu dia a dia, o que acaba provocando prejuízos na prática de alguma atividade física para auxiliar na manutenção ou na perda de peso. Uma das principais formas de tentar reverter esse quadro consiste em regular o sono, tendo em mente que em média o número de horas ideal para se obter um sono reparador é entre 6 a 8 horas.

 

Para colocar o sono de volta nos eixos, algumas mudanças de hábitos de fazem essenciais, como por exemplo:

 

  • Dormir e acordar no mesmo horário

Organize sua rotina para que você possa ir para a cama todos os dias na mesma hora, mesmo que você não consiga dormir cedo. Manter o hábito de dormir no mesmo horário faz com que seu cérebro entenda quando é hora de dormir.

 

  • Evitar o consumo de bebidas estimulantes durante à noite

Bebidas estimulantes, como café, chás, bebidas alcoólicas e achocolatados, devem ser evitadas algumas horas antes de dormir, já que podem dificultar o sono. 

 

  • Não realizar a última refeição do dia logo antes de se deitar

Procure jantar algumas horas antes de dormir, para que a digestão dos alimentos ocorra de forma completa. À noite, o ideal é priorizar alimentos leves, já que comidas muito pesadas podem causar refluxo, atrapalhando assim a qualidade do sono.

 

  • Evitar o uso de aparelhos eletrônicos antes de dormir

A exposição às telas antes de dormir interfere na produção de melatonina, hormônio que ajuda a regular o sono. Por isso, evite a exposição a telas por pelo menos 45 minutos antes de se deitar para dormir.

 

  • Priorizar a prática de exercícios físicos durante o dia

Praticar atividade física regularmente é uma excelente forma de liberar hormônios que auxiliam no combate a depressão e a ansiedade, além de aumentar a sensação de bem-estar, impactando diretamente na rotina de sono. No entanto, a prática de esportes com alta intensidade podem aumentar a temperatura do corpo e a liberação de adrenalina, fatores que podem atrapalhar o sono e fazem com que essas modalidades devam ser praticadas, preferencialmente, durante o dia e nunca a noite.

 

Por fim, também é importante consultar um endocrinologista, especialista no tratamento de distúrbios hormonais e metabólicos em diferentes etapas da vida. Entre em contato para agendar sua avaliação.

Texto escrito por:
Dra. Thais Micheletti Freire
Endocrinologista
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email