Avaliação para indicação de aparelho

Avaliação para indicação de aparelho
Avaliação para indicação de aparelho
  • Avaliação para indicação de aparelho

Todos os tipos de perdas auditivas, até mesmo as mais leves, possuem potencial suficiente para provocar outras complicações, como, por exemplo, zumbido, tonturas, risco de queda, demências e mal de Alzheimer. Mas, infelizmente observamos um comportamento padrão nos pacientes que apresentam esse quadro: negligenciam os sintomas e buscam ajuda médica apenas quando estes se tornam ainda mais graves.

Os principais sintomas de perda auditiva são: Pedir para que repitam o que foi dito; tendência ao isolamento social; dificuldade para ouvir em ambientes barulhentos; zumbidos, chiados ou apitos no ouvido; constantemente precisa aumentar o volume de aparelhos eletrônicos; sensação de ouvido tampado, pressão e estalos no ouvido; irritabilidade frequente; no trânsito, não percebe a aproximação de veículos; outras pessoas reclamam que está falando muito alto; sente dificuldades para conversar em ambientes ruidosos; procura olhar para a boca da pessoa que está falando, para melhorar a compreensão da fala.

Ao identificar qualquer um desses sintomas, o paciente deve procurar atendimento especializado o mais rápido possível, afinal,   tratar a perda auditiva precocemente é a melhor alternativa para que não haja grandes prejuízos à qualidade de vida. Caso a perda seja constatada, o uso de um aparelho auditivo pode ser necessário, especialmente nos casos onde a perda é irreversível.

Atualmente, os aparelhos auditivos são pequenos, discretos, praticamente imperceptíveis e que, após serem regulados de forma individual, com base no resultado dos exames do paciente, tornam-se capazes de devolver a audição. Além disso, os modelos mais modernos de aparelhos auditivos possuem conectividade com smartphones e SmartTVs, dispondo de recursos como atender chamadas telefônicas, ouvir música ou assistir a programas de TV, por exemplo.

Por fim, vale ressaltar que o exame de audiometria é fundamental para descobrir a intensidade e a frequência da perda auditiva. Logo, se você vem apresentando algum dos sinais citados no início desse texto, busque ajuda médica o quanto antes para que você possa diagnosticar as causas do problema e receber as indicações de tratamento mais adequadas para o seu caso.

Texto escrito por:
Dra. Marcela Pozzi Cardoso
Otorrinolaringologista
São Paulo / SP

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Laura Tavares
08/12/2022
Dra. Marcela, médica genial e humana Desde o começo ela sempre nos ouviu e levou tudo que falamos em consideração. Nos ensinou…
Maria Irene Canoas Abreu
//
Sempre fui bem atendida, pela Dra. Marcela. Excelente profissional.
Juliana Patsy
21/10/2022
Atendeu meu filho muito bem! O avaliou minuciosamente com muita atenção, profissionalismo! Retornarei com certeza!
Thiago SB
//
Ótimo atendimento!
Raquel Martins
07/10/2022
Marcela é maravilhosa! Além de ser super competente e atualizada, ela possui um olhar humanizado que ajuda o paciente a…
Leticia Rizzo Batista
03/10/2022
Uma medica dedicada, competente e muito atualizada.
Nicia Santana
//
Excelente médica Atenciosa, comprometida, competente
MARIA JOSE POZZI CARDOSO
03/10/2022
Dr.Marcela profissional competente,direta e muito atenciosa no atendimento. Gostei muito. Recomendo.
Teresa Cristina Mendes Higino Macedo
03/10/2022
Excelente profissional !!! Atendimento impecável
Teresa Cristina Mendes Higino Macedo
//
Excelente médica !!! Atendimento de qualidade

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email