As próteses de silicone duram para sempre?

As próteses de silicone duram para sempre?
As próteses de silicone duram para sempre?
  • As próteses de silicone duram para sempre?

Ao longo das últimas décadas, as próteses de silicone passaram por diversos avanços tecnológicos em sua fabricação, o que aumentou não só a eficiência dos implantes, como também garantiu uma maior durabilidade a eles, diminuindo assim a necessidade de trocas.

Essa durabilidade não está relacionada apenas à marca/qualidade das próteses, mas também com as características do corpo de cada paciente e com a forma como o seu organismo interage com os prótese de silicone. Logo, não é possível definir com exatidão um tempo de duração, nem mesmo se as prótese de silicone serão vitalícias.

A troca é indicada apenas quando há alguma alteração no implante ou o desejo por parte da paciente. Fatores como a gravidez, amamentação, oscilações de peso e envelhecimento natural da pele podem fazer com que a mulher não se sinta satisfeita em permanecer com aquele mesmo implante, o que leva à realização da cirurgia de troca de próteses.

No entanto, mesmo apresentando uma maior durabilidade, existem casos onde a troca é necessária por questões de saúde. Os principais motivos incluem ruptura da prótese, contratura capsular, acúmulo de seroma e infecções.

Mulheres que possuem prótese de silicone nos seios devem realizar o acompanhamento anual das próteses, através de exames como ultrassonografia ou ressonância magnética. Nos exames periódicos, será possível avaliar a qualidade das próteses e sua posição no seio da paciente, verificando se há ou não necessidade da troca. 

Por fim, além dos exames anuais, a paciente deve praticar o autoexame regularmente, investigando sinais que possam indicar alterações nas próteses, como incômodos na região, dor ou coceira nos seios, além da presença de cistos.

Caso você tenha alguma dúvida sobre a cirurgia ou sobre as próteses de silicone em si, entre em contato para agendar uma avaliação e assim poderemos esclarecê-las.

Texto escrito por:
Dr. Denis Bataglini
Cirurgião Plástico
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Fernanda Camargo
19/04/2023
Fiz implante de prótese mamária em Janeiro de 2022, e desde a primeira consulta fui muito bem atendida. Antes mesmo do fechamento,…
Letícia Pimentel
08/08/2022
Dr Denis foi o segundo cirurgião que fiz uma consulta para decidir qual fechar e no término da consulta, já sabia que seria…
Renata Monteiro
08/07/2022
Eu não tive dúvidas quando escolhi o Dr Denis para realizar minha vontade de uma cirurgia plástica. Recomendo muito.. a…
Kátia Oliveira
04/07/2022
Excelente atendimento por parte de todas equipe, desde a consulta até o Pós cirúrgico !! Dr Denis super atencioso , atento…
Mayla Zamoro
31/05/2022
Melhor cirurgião e equipe

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email