Consulta otorrinolaringológica: O que esperar?

Consulta otorrinolaringológica: O que esperar?
Consulta otorrinolaringológica: O que esperar?
  • Consulta otorrinolaringológica: O que esperar?

De modo geral, uma consulta otorrinolaringológica não se difere tanto de uma consulta clínica. Nela, analisamos os principais pontos do problema apresentado pelo paciente e buscamos ouvir todas as suas queixas relacionadas a ele, buscando avaliar e investigar os diversos aspectos que podem estar provocando tais relatos.

Na sequência, depois de realizar esta entrevista inicial, conduzimos um exame físico, analisando os ouvidos, o nariz, a boca, a faringe e o pescoço do paciente. Após obter uma visão integral dessas estruturas, podemos realizar testes e exames que nos possibilitem investigar com maior exatidão os problemas relatados e suas possíveis causas.

  • Quais exames podem ser realizados no dia da consulta?

Hoje em dia, o uso de exames de vídeo já faz parte do nosso cotidiano durante uma consulta otorrinolaringológica. Existem áreas que não podem ser examinadas a olho nu, já que algumas limitações podem impedir que vejamos pontos fundamentais para chegarmos ao diagnóstico do problema ou até mesmo para excluirmos possíveis causas.

Por exemplo, ao analisarmos o nariz a olho nu, não conseguimos visualizar as áreas mais posteriores das fossas nasais e da nasofaringe. Assim, pode haver a necessidade de realizarmos os exames de Videolaringoscopia e Endoscopia Nasal para este fim. Outros exames também podem ser necessários e realizados na própria consulta ou agendados para uma data futura, de acordo com as questões de urgência de cada caso.

  • Quando devo procurar um otorrinolaringologista?

Entre as  principais doenças tratadas mais comuns no consultório de um otorrinolaringologista, estão as alergias e inflamações, na garganta e no ouvido. Essas doenças são muito frequentes entre a população de cidades que sofrem com constantes mudanças climáticas e níveis elevados de poluição. Sendo assim, indivíduos que moram em localidades como estas, devem procurar um otorrinolaringologista sempre que apresentarem:

- Dor na face, no nariz ou no ouvido;

- Dor ou dificuldade para engolir;

- Zumbido no ouvido;

- Ronco excessivo;

- Dificuldade auditiva;

- Problemas de equilíbrio;

- Presença de pus ou sangramento nos ouvidos, garganta ou nariz;

- Rouquidão;

- Tontura ou visão escurecida;

- Alergia das vias respiratórias.

Por fim, vale ressaltar que a frequência de visitas ao consultório ao otorrino está diretamente relacionada à faixa etária dos pacientes e às queixas apresentadas por eles. Por exemplo, crianças costumam apresentar diversas infecções ao longo dos seus primeiros anos de vida, enquanto pessoas com mais de 60 anos, costumam procurar um otorrinolaringologia para tratar problemas referentes ao aparelho auditivo, visitando-o a princípio apenas para acompanhar sua saúde auditiva.

Agora que você já sabe o que esperar de uma consulta otorrinolaringológica e conhece os principais sintomas que indicam que você deve procurar esse especialista, entre em contato e agende uma avaliação caso você apresente qualquer um desses sinais para que possamos investigar as causas do problema.

Texto escrito por:
Dra. Angélica Ferreira
Otorrinolaringologista
Limeira / SP

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Marcia Marcolina
01/08/2022
Excelente profissional!!
Mariana Lebl Mariana
01/08/2022
Excelente profissional, competente, atualizada.
Gustavo Torsoni
01/08/2022
A melhor clínica de Limeira e região! Profissionais excelentes.
Mariana Genesine
01/08/2022
Excelente profissional, humana, correta e extremamente capacitada. Difícil encontrar médicos assim hoje em dia
Nicia Santana
01/08/2022
Maravilhosa! Saber ouvir é um dom!
Aline
01/08/2022
Ótima médica e ser humano !
Teresa Cristina Mendes Higino Macedo
01/08/2022
Excelente médica!!! Muito acolhedora e competente!! Fiquei muito segura com seu atendimento.
Evanilda Souza
01/08/2022
A Dra Angélica é uma excelente profissional. Ela é competente, comprometida com os seus pacientes e muito humana.
Manuela Ferreira
01/08/2022
Muito simpática,doce,tem muito conhecimento na área,consulta impecável!!
Mario Nascimento
01/08/2022
Dra Angélica é uma profissional fantástica. Muito atenciosa e ao mesmo tempo, dedicada e humana, que procura ouvir ativamente…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email