Exercícios e Endometriose

Exercícios e Endometriose
Exercícios e Endometriose

Sabemos que a prática regular de atividade física é grande aliada na busca por uma vida com mais saúde e qualidade, sendo capaz de nos proporcionar bem-estar físico e mental. Porém, quando uma pessoa sofre com alguma doença, principalmente aquelas que provocam dores dilacerantes, como é o caso da endometriose, se exercitar pode figurar um grande desafio. A endometriose é uma doença crônica que afeta 6,5 milhões de mulheres no Brasil e 176 milhões de mulheres em todo o mundo, de acordo com a Sociedade Brasileira de Endometriose (SBE).

 

A doença é caracterizada por uma modificação no funcionamento do organismo, fazendo com que as células do endométrio, em vez de serem expelidas durante a menstruação, se movimentem no sentido oposto e caiam nos ovários ou na cavidade abdominal, onde se multiplicam, provocando sintomas como cólica menstrual intensa, dificuldade para engravidar, inchaço abdominal, cansaço crônico, desconforto ao urinar e durante as relações sexuais.

 

Um estudo publicado em 2018 no periódico Journal of Physical Therapy Science, associou a prática regular de atividade física a uma série de benefícios para mulheres que sofrem com endometriose. O estudo comprovou que alguns exercícios físicos podem reduzir os sintomas da doença, especialmente as dores, além de auxiliar nos problemas de postura, decorrentes das dores pélvicas.

 

Isso ocorre porque, os exercícios físicos possuem um efeito protetor no que se refere a processos inflamatórios, induzindo um aumento dos níveis sistêmicos de citocinas, propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, além de reduzir os níveis de estrogênio.

 

Contudo, vale ressaltar que embora os exercícios físicos possam promover o alívio de sintomas da endometriose, as atividades devem ser indicadas de acordo com o quadro da mulher e iniciadas somente após a indicação do ginecologista, com o acompanhamento de um profissional capacitado.

Texto escrito por:
Dr. Carlos Freire
Ginecologia e obstetrícia
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email