Avaliação foniátrica em pacientes com queixas de aprendizagem escolar

Avaliação foniátrica em pacientes com queixas de aprendizagem escolar
Avaliação foniátrica em pacientes com queixas de aprendizagem escolar

A aquisição da linguagem e o seu desenvolvimento exigem a compreensão dos aspectos orgânicos e psíquicos, principalmente para realizar o diagnóstico e o tratamento de pacientes com queixa de aprendizagem escolar. Assim, o encaminhamento de alunos com queixas de aprendizagem escolar a espaços clínicos ou de saúde reflete a incompreensão dos profissionais da escola, que por muitas vezes atribuem a causa dessas queixas aos próprios alunos e/ou a suas famílias antes de encaminhá-los para um profissional capacitado.

 

Nesse contexto, a Foniatria se destaca como a especialidade da Otorrinolaringologia na qual tratamos crianças com problemas de linguagem, comunicação e aprendizagem. A avaliação foniátrica é de extrema importância no tratamento de crianças com problemas de comunicação e aprendizagem. É através dela que podemos estabelecer um diagnóstico médico diferencial dos problemas de linguagem, contribuindo para que o tratamento mais específico e efetivo seja indicado.

 

Durante a avaliação foniátrica examinamos diversos aspectos relacionados ao desenvolvimento de linguagem, como os aspectos visuais, auditivos, cognitivos, psíquicos, motores e de equilíbrio, o que nos permite levantar possíveis hipóteses para o problema de comunicação. Para isso, solicitamos exames, entrevistamos os responsáveis e o paciente, realizando provas auditivas, motoras e visuais com uma abordagem lúdica.

 

Ao finalizar o diagnóstico, podemos prescrever medicamentos — nos casos onde essa prescrição é necessária —, e realizar o encaminhamento do paciente para terapias complementares com outros especialistas. Dessa forma, a avaliação foniátrica  possibilita que crianças com problemas relacionados à aprendizagem escolar recebam o tratamento adequado, de forma objetiva e direcionada às principais dificuldades de cada caso em específico.

 

Caso você tenha identificado algum problema de comunicação ou venha receber queixas da escola do seu filho(a) relacionadas a aprendizagem, entre em contato e agende sua avaliação para que possamos investigar as possíveis causas.

Texto escrito por:
Dra. Vanessa M. Franchi - Médica Otorrino/Foniatra
Otorrinolaringologista
São Paulo / SP

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Tatiana Magosso
20/10/2022
Melhor otorrino e foniatra que conheço! Maravilhosa com crianças e também com adultos! Dedicada estudiosa e muito profissinal.
Edu
20/10/2022
Excelente profissional!

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email