Exercícios para aumentar a capacidade pulmonar

Exercícios para aumentar a capacidade pulmonar
Exercícios para aumentar a capacidade pulmonar

Os exercícios pulmonares estão em alta e vem sendo cada vez mais utilizados, principalmente na reabilitação dos pacientes com comprometimento pulmonar pós-COVID. No entanto, esses exercícios também são recomendados durante o pós-operatório da cirurgia torácica, assim como para qualquer pessoa!

Que tal aprender alguns deles?

- Primeiro, puxe o ar pelo nariz e solte-o pela boca, todo de uma vez. Faça uma sequência de três séries, com 10 repetições e intervalo de um minuto entre elas.

- Segundo, puxe o ar pelo nariz por três vezes seguidas e solte-o pela boca nas três vezes. Faça duas séries, com 10 repetições e intervalo de um minuto entre cada sequência.

- Terceiro, erga os seus braços lateralmente, acima da cabeça, e enquanto faz isso, puxe lentamente o ar pela boca. Quando você for soltar o ar, solte-o pela boca e abaixe os braços lentamente. Faça duas séries, com 10 repetições e descanse por um minuto entre cada uma delas.

- Quarto, lentamente, puxe o ar pelo nariz. Segure-o por até cinco segundos e solte-o pela boca. Faça duas séries, com 10 repetições e intervalo de um minuto entre elas.

Exercícios respiratórios são recomendados para qualquer pessoa, mas é fundamental buscar orientação médica especializada para realizá-los de forma adequada e segura.

Texto escrito por:
Dr. Felipe Braga
Cirurgia Torácica
Rio de Janeiro / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Gustavo de Oliveira Ferraz
11/03/2021
Médico pontual ! Fui bem avaliado pelo Dr Felipe, tirou todas as dúvidas da minha patologia, sinto que estou em ótimos cuidados.…
Leticia Galdino
10/03/2021
Muito atencioso, consulta com 1h de duração sendo muito bem avaliada.

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email