Amputações são mais comuns do que se imagina

Amputações são mais comuns do que se imagina
Amputações são mais comuns do que se imagina

No período de 2012 a 2021, 245.811 brasileiros sofreram amputação de membros inferiores, envolvendo pernas ou pés, uma média de 66 pacientes por dia.

A principal causa da amputação é o diabetes, responsável por 70% das remoções totais ou parciais de membros que acontecem no nosso país.

O diabetes é uma doença crônica e por isso, o seu tratamento tem de ser crônico, ou seja, não pode ser descontinuado.

Além disso, embora não seja possível prevenir completamente o surgimento da doença, existe uma série de hábitos saudáveis que reduzem os riscos, como por exemplo desempenhar alguns cuidados com a alimentação e praticar atividade física regularmente.

A atividade física tem um papel importante no tratamento e controle do diabetes. A prática faz com que o organismo consuma a insulina no sangue, independente de glicose, auxiliando assim no controle glicêmico, diminuindo a circunferência abdominal e proporcionando melhora da composição corporal e no perfil lipídico.

Texto escrito por:
CAFIP
Clínica de Atividade Física Personalizada
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email