Incontinência urinária e a menopausa

Incontinência urinária e a menopausa
Incontinência urinária e a menopausa

A incontinência urinária é um problema que causa constrangimento e desconforto, afetando uma em cada quatro mulheres com mais de 40 anos. O problema se intensifica conforme a mulher entra na menopausa, o que ocorre normalmente entre os 45 e 55 anos, já que nesse período, a produção de estrógeno e progesterona pelo organismo diminui, levando a perda dos tônus musculares e favorecendo a perda involuntária de urina.

Podemos classificar a incontinência urinária como "de esforço" — aquela que acontece em situações onde a mulher faz força para tossir, pular ou correr — ou como "urge-incontinência" — quando a bexiga contrai de forma involuntária, provocando uma vontade abrupta e constante de fazer xixi, a qual não é possível segurar.

O problema costuma surgir com pequenos escapes, que tendem a aumentar com o tempo. Como essa é uma condição que interfere diretamente na qualidade de vida da mulher, é importante que a mesma fique atenta a esses primeiros sinais e busque ajuda médica assim que notá-los.

Atualmente, um dos principais métodos de tratamento é o laser íntimo. O laser atua diretamente no local, estimulando a vascularização do canal vaginal. Após o procedimento, 60% das pacientes com incontinência urinária leve costumam apresentar uma melhora significativa. Os exercícios para fortalecimento da região também podem ser indicados.

Texto escrito por:
Dr. Carlos Freire
Ginecologia e obstetrícia
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email