Menopausa e Climatério

Menopausa e Climatério
Menopausa e Climatério

A menopausa é um evento natural na vida de qualquer mulher, ocorrendo por volta dos 50 anos e sendo caracterizada pela suspensão definitiva da menstruação. Enquanto o climatério é o período de transição entre a fase reprodutiva e a fase de pós-menopausa. Logo, a menopausa ocorre durante o climatério.

 

Durante o climatério há uma diminuição das funções ovarianas e na produção dos hormônios sexuais, o que faz com que os ciclos menstruais se tornem irregulares, até cessarem por completo. Devido a essas alterações, podem surgir sintomas como ondas de calor, tonturas, sudorese noturna, apneia do sono, depressão ou irritabilidade, diminuição da libido, alterações nos órgãos sexuais, dispareunia diminuição da elasticidade da pele, ganho de peso e aumento da fragilidade dos ossos.

 

O climatério e a menopausa são fases naturais do ciclo de vida de uma mulher e para enfrentar essa fase com maior qualidade de vida, existem algumas alternativas de tratamento, como é o caso da Terapia de Reposição Hormonal (TRH), que se destaca como uma forma eficaz de controlar os sintomas da menopausa, auxiliando na melhora dos sintomas característicos dessa fase, auxiliando na prevenção da osteoporose e contribuindo para minimizar os problemas causados pela deficiência de estrogênio.

 

Se você tem dúvidas sobre a TRH, entre em contato e agende uma avaliação para que possamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre o tratamento.

Texto escrito por:
Dr. Carlos Freire
Ginecologia e obstetrícia
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email