Importância do Pós-Operatório

O pós-operatório é tão importante quanto o procedimento cirúrgico em si, sendo um período fundamental para garantir o resultado de uma cirurgia plástica e mesmo que cada paciente necessite de cuidados específicos, existem algumas orientações comuns após qualquer cirurgia. Entre os principais cuidados que os pacientes devem seguir no período pós-operatório, estão:

 

  • Manter uma boa alimentação:

Após realizar uma cirurgia plástica, é comum que o cirurgião prescreva uma dieta específica para cada paciente, levando em consideração a quantidade individual de nutrientes necessária para que o organismo daquela pessoa retorne ao seu funcionamento habitual. Embora cada dieta deva ser prescrita de forma individualizada, existem alguns cuidados gerais a todos os pacientes, como manter-se hidratado, ingerir alimentos leves, de fácil digestão e em pequenas porções.

 

O paciente deverá evitar o consumo de alimentos gordurosos, frituras, carne de proco, ultraprocessados, doces, bebidas alcoólicas e o tabagismo.

 

  • A importância do repouso:

Durante o pós-operatório, até a liberação médica, o paciente não deverá realizar grandes esforços, como, por exemplo, dirigir ou praticar atividades físicas. O tempo de repouso é indicado de forma individualizada, levando em consideração o procedimento realizado em cada paciente e a forma como este lida com os cuidados pós-operatórios.

 

  • Principais cuidados com a cicatriz:

Os cuidados  com a cicatriz são cruciais para uma garantir uma boa recuperação e por isso, toda a troca de curativos deve ser realizada pela equipe médica e os cuidados domiciliares serão orientados individualmente.

 

  • Controle da dor:

Para que o paciente possa encarar esse período com muito mais tranquilidade, o controle da dor no pós-operatório se faz fundamental e por isso, é necessário fazer o uso dos analgésicos prescritos para o pós-cirúrgico.

 

  • Em que casos devo buscar ajuda médica?

Você deve buscar ajuda médica  imediatamente caso apresente sintomas como:

- Dor que não passa mesmo com o uso de medicamentos remédios;

- Febre acima de 38ºC;

- Mal estar ou falta de ar;

- Dor severa ou vermelhidão nas pernas;

- Abertura dos pontos;

- Manchas de sangue ou de outros líquidos no curativo.

Caso você apresente algum desses sintomas, entre em contato imediatamente com o seu cirurgião ou dirija-se ao pronto socorro mais próximo.

Texto escrito por:
Dr. Paulo Padovez
Cirurgião Plástico
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email