Síndrome Facetária

Síndrome Facetária
Síndrome Facetária

A síndrome facetária é uma condição comum, na qual as articulações facetárias, que residem entre as vértebras e são responsáveis pela estabilidade, bem como pela flexibilidade da espinha, ficam inflamadas e inchadas. O paciente pode confundir a condição com uma hérnia de disco, chegando até mesmo a ser operado de forma errônea, em alguns casos.

Entre as potenciais causas dessa condição, além da inflamação, temos infecções e a degeneração das vértebras, que pode ser resultante do desgaste dos discos, os quais passam a deixar de amortece-las e protegê-las.

  • Síndrome facetária: quais são os principais sintomas?

A síndrome facetária é caracterizada principalmente por uma dor lombar, normalmente na porção inferior desta região e que se agrava quando o indivíduo inclina o seu tronco para trás. Ocasionalmente, a dor pode irradiar para a região dos glúteos e da face posterior da coxa.

Nos casos onde a articulação afetada está localizada no pescoço ou coluna cervical, a dor pode irradiar para o dorso, gerando dores de cabeça e também dificultando a movimentação da cabeça.

  • Síndrome facetária: como é realizado o diagnóstico?

O diagnóstico da síndrome facetária consiste em examinar as costas do paciente e analisar o seu histórico médico, de forma minuciosa. Além disso, um exame de radiografia simples ou, principalmente, uma ressonância magnética da coluna lombar, e, ou cervical, também podem ser solicitados para descartar qualquer outro transtorno como a causa da dor.

  • Síndrome facetária: em que consiste o tratamento?

O tratamento é feito, na maioria das vezes, de forma conservadora, através da realização de fisioterapia específica, com o uso de medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares. Caso o tratamento conservador não apresente o resultado desejado, a síndrome facetária pode ser tratada por meio de bloqueios facetários.

Os bloqueios facetários consistem em procedimentos percutâneos, ou seja, são  realizados através de agulhas ou cânulas, colocadas em pontos específicos da coluna com o auxílio de raios-X, sem cortes ou com cortes muito pequenos.

Em médio e a longo prazo, os bloqueios facetários evitam o reaparecimento dos sintomas, mas devem ser aplicados em conjunto com o reforço muscular, associado a um controle do peso corporal e a educação postural.

Ao sentir algum dos sintomas citados ao longo deste artigo, procure um especialista em dor.

REFERÊNCIAS:

https://www.iicefs.org/fileuploads/iicefs_lab/S%C3%ADndrome%20facetario%20Luc%C3%ADa%20GuerreroPDF.pdf

https://www.scielo.br/j/coluna/a/JB9JNVhJfFRTxDyTpmQtdDq/?lang=pt

Texto escrito por:
Dr. Orlando Colhado
Especialista em Dor
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

marcio moura
16/02/2024
Ótimo médico
Nagila Lobato Marconato Garcia
27/01/2023
Ótimo atendimento, excelente profissional. Dois dias após a aplicação, estou praticamente sem dor. Recomendo muito.
Renato CS Cardoso
30/08/2022
Muito atencioso . Os remédios acabaram com minha dor
Luiz Henrique Begnossi
26/04/2022
Excelente profissional

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email