POR QUE OPERAR A VESÍCULA BILIAR?

POR QUE OPERAR A VESÍCULA BILIAR?
POR QUE OPERAR A VESÍCULA BILIAR?

Desde o início da minha formação vejo e ajudo pessoas a voltarem a comer sem preocupação com a cirurgia de pedra na vesícula. Muitas dessas pessoas perguntavam para mim pra que operar a vesícula se ele não sentia nada. Porém, acabavam retorno tempos depois com todos os sintomas que a pedra na vesícula pode gerar.

E quais são os sintomas?
- dor abdominal, principalmente do lado direito do abaixo das costelas
- náuseas e/ou vômitos
- distensão abdominal
- falta de apetite/mal estar
- icterícia (amarelão na pele e na esclera dos olhos)

Ao apresentar um ou dois desses sintomas acabavam procurando para poder realizar a cirurgia. Porém, o real motivo de sempre indicarmos a cirurgia da vesícula vem abaixo.

 Muitas pessoas que postergam a cirurgia acabam tendo alguma complicação decorrente da pedra na vesícula. E são eles:
 - INFLAMAÇÃO DA VESÍCULA: toda vez que a vesícula vai expelir a bile para ajudar na digestão dos alimentos, ela se comprime. Com isso, ela acaba apertando as pedras e machucando a parede da vesícula. Isso acontecendo repetidamente manda sinal para bactérias do intestino que sobem até a vesícula podendo gerar a inflamação dela.
- INFLAMAÇÃO DO PÂNCREAS: as pedras podem acabar saindo da vesícula e passando pelo pâncreas. Quando isso acontece machuca o pâncreas gerando uma inflamação e isso causa uma dor muito forte que leva a internação.
- ENTUPIMENTO CANAL DA BILE: da mesma forma que a pedra que sai da bile pode atingir o pâncreas, pode acabar entupindo o canal da bile. E com isso, represar a bile fazendo com que ela caísse na corrente sanguínea. A bile no sangue é tóxica podendo levar a uma infecção.

TODAS essas ocorrências levam a cirurgia de urgência. E veja a situação operar em vigência de uma inflamação/ infecção: percebe o quanto isso é perigoso.
Operar nessas situações é necessário para não piorar o quadro clínico, pois só retirando a vesícula resolve. Porém, se torna uma cirurgia com mais riscos de lesões, com maior tempo de duração, com chance maior de tempo de internação e até mesmo de óbito. 

Por isso, é importante realizar a cirurgia logo que é feito o diagnóstico, com isso, evita-se que hajam as complicações que descrevi acima. 
A cirurgia realizada de forma eletiva (marcada) são mais seguras, com riscos menores e geralmente com alta até o dia seguinte da realização da cirurgia.

Então se você tem pedra na vesícula marque sua consulta para resolver logo o que te incomoda tanto!!! Para isso basta clicar no link abaixo!!

Dr Wanderson Gonçalves 
CRM:175640 - RQE: 71106
Consultório Dr Wanderson - Contato

Texto escrito por:
Dr. Wanderson Gonçalves
Cirurgia do Aparelho Digestivo
São Paulo / SP

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email