Síndrome do ovário policísticos

Síndrome do ovário policísticos
Síndrome do ovário policísticos

A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é um distúrbio hormonal muito comum, principalmente em mulheres entre 30 e 40 anos. Ela provoca a alteração dos níveis hormonais, gerando um aumento no tamanho dos ovários e a formação de pequenos cistos na parte externa deles, o que pode causar diversos sintomas, como acne, irregularidade no ciclo menstrual, crescimento excessivo de pelos, pele oleosa, propensão ao ganho de peso e mudanças de humor.

O tratamento da síndrome dos ovários policísticos varia de acordo com os sintomas apresentados pela mulher e nem sempre o tratamento deve ser realizado apenas com o uso adequado de anticoncepcionais. O melhor tratamento para a SOP é o tratamento metabólico, que deve ser multiprofissional.

  • A importância do tratamento multiprofissional na Síndrome do ovário policístico 

Por seu caráter crônico, o tratamento da síndrome do ovário policístico tem como principal objetivo atenuar os sintomas da doença e promover uma melhora na qualidade de vida da paciente, no curto e no longo prazo. Diante disso, o tratamento precisa incluir alterações no estilo de vida da mulher, que deve prezar pelo controle do peso — visando reduzir os níveis de testosterona, normalizar os ciclos menstruais e diminuir a resistência periférica à insulina —, prezando por uma dieta low carb, rica em legumes, frutas com baixa carga glicêmica, verduras e proteínas magras, sempre acompanhada por um endocrinologista e  em conjunto com o seu ginecologista.

Os alimentos anti inflamatórios contribuem para que haja uma melhora no funcionamento do organismo como um todo, reduzindo os índices de colesterol LDL (colesterol ruim) e aumentando os de HDL (colesterol bom), melhorando os níveis de glicose e reduzindo o risco de diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e depressão.

  • Considerações Finais

Diante do exposto, é possível perceber que todas as mulheres que são portadoras da SOP, devem incluir no seu tratamento não apenas medicamentos, mas uma mudança geral de hábitos do dia a dia, que ocasiona uma melhora geral nos sintomas da doença, promovendo uma maior qualidade de vida.

Texto escrito por:
Dr. Carlos Freire
Ginecologia e obstetrícia
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email