CIRURGIA PLÁSTICA: SEMPRE COM CIRURGIÃO PLÁSTICO

CIRURGIA PLÁSTICA: SEMPRE COM CIRURGIÃO PLÁSTICO
CIRURGIA PLÁSTICA: SEMPRE COM CIRURGIÃO PLÁSTICO

A LIPOASPIRAÇÃO A LASER É MELHOR? 

Na lipoaspiração a laser, a cânula é muito mais fina e o laser, quando acionado, derrete a gordura; promovendo menor atrito e uma aspiração mais suave que a lipoaspiração tradicional. Dessa forma, a lipoaspiração a laser deixa menos hematomas e, geralmente, tem um pós cirúrgico mais tranquilo para o paciente. Porém, entre as técnicas de lipoaspiração a laser existem ainda dois subtipos: a laserlipólise comum e a técnica OneStep (existem diferenças entre elas, tanto nos resultados quanto nas possibilidades. 

QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS DA LASERLIPÓLISE E A TÉCNICA ONE STEP?

Em ambas as técnicas a laser o comprimento de onda do laser vai interagir com os adipócito (célula de gordura), gerando uma determinada energia que derrete a gordura para que o conteúdo seja aspirado. 

Porém, a técnica ONE STEP tem um comprimento de onda específico, com mais afinidade pelos adipócitos, colágeno e elastina; isso quer dizer que ele é mais seletivo e por isso, necessita de menor temperatura para descolar essa gordura; evitando fibroses e eliminando o risco de queimaduras, desde que sejam usados os parâmetros orientados pelo fabricante. 

Dessa forma, se mantém também um grande percentual desse adipócitos preservados / fotoestimulados e livres de outros tecidos e células inflamatórias fazendo com que essa gordura possa ser usada imediatamente para enxertia em outros locais do corpo como glúteos, seios, preenchimentos faciais e até enxertia no couro cabeludo para estimular crescimento de cabelo em áreas com falha. A técnica também promove menos sangramento, menos dor e menos inchaço no pós cirúrgico e o paciente pode retornar mais rapidamente as suas atividades laborais.

Já na lipolaser tradicional, a afinidade pela gordura é menor, sendo preciso utilização de mais energia e podendo ocorrer algumas queimaduras mínimas ou fibrose indesejadas, que atrapalham um pouco o pós operatório e fazem com que a enxertia seja desaconselhada, mas, ainda assim, é uma menos agressiva que a lipo tradicional. 

O QUE O PACIENTE DEVE SABER ANTES DE REALIZAR O PROCEDIMENTO? 

É preciso estar consciente de que a lipoaspiração é um procedimento cirúrgico e portanto, não deve ser feito em consultório ou em outro local que não seja um centro cirúrgico. Como toda cirurgia, tem alguns riscos  a ela associados, e exige cuidados pré e pós operatórios orientados pelo médico cirurgião. Para isso, é importante encontrar um cirurgião certificado para esse procedimento e com treinamento adequado para uso do laser, bem como, sempre procurar saber se o laser utilizado tem registro na Anvisa e é próprio para lipoaspiração.

Texto escrito por:
Dr. Leonardo Christaldo Araujo
Cirurgião Plástico
São Paulo / SP

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email