Síndrome de May-Thurner

Síndrome de May-Thurner
Síndrome de May-Thurner

A síndrome de May-Thurner é uma doença pouco comum, causada pela compressão da artéria ilíaca comum direita sobre a veia ilíaca comum esquerda. Esta compressão prolongada provoca lesão no revestimento interno da veia, levando a fibrose e estreitamento de sua luz.

Como consequência, podem aparecer sintomas de estase venosa no membro inferior esquerdo, visto que todas as veias deste membro drenam nas veias ilíacas deste mesmo lado.

Os principais sintomas são inchaço, dor, alterações na coloração da pele, varizes e úlcera. Em alguns casos, o estreitamento luminal leva a trombose das veias ilíacas esquerdas, o que é uma situação grave e pode necessitar de intervenção cirúrgica para desobstrução.

O diagnóstico da doença pode ser sugerido pelo exame clínico e posteriormente confirmando através de exames complementares, como eco color Doppler, angio-tomografia computadorizada, flebografia e ultrassom intravascular. Quando há a confirmação desta síndrome, o tratamento pode ser realizado por via endovascular, através de cateterismo e implante de stent.

Se tiver dúvidas, agende uma consulta com um cirurgião vascular.

Texto escrito por:
Dr. Alexandre Cesar Jahn
Cirurgião Vascular
Rio de Janeiro / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Maria lucia Costa
15/12/2023
Eu fiz uma cirurgia de retirada de cateter e fui super bem atendida, por toda a equipe de funcionários. O trabalho do dr…
Carla Nogueira
17/06/2021
Excelente profissional, atencioso e objetivo no diagnóstico.
Maria Eduarda Bittencourt de Souza
17/06/2021
Profissional excelente.
Janaína Ferreira
17/06/2021
Tudo muito perfeito. Super indico . Avaliação 5 estrelas
Shayanna
17/06/2021
Excelente

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email