Curiosidades sobre a endometriose

Curiosidades sobre a endometriose
Curiosidades sobre a endometriose

A endometriose é uma doença inflamatória que afeta o endométrio, fazendo com que as suas células desse tecido não sejam expelidas durante a menstruação e se desloquem para os ovários, provocando sintomas como, por exemplo, cólicas menstruais intensas e dificuldades para engravidar. A doença afeta a qualidade de vida da mulher, sua sexualidade, sua vida profissional, seus relacionamentos e o seu emocional. 

A endometriose, assim como outras doenças relacionadas à saúde da mulher, está envolta em uma série de dúvidas. Sendo assim, separei alguns fatos relevantes sobre a doença para que você possa conhecê-los.

  • A doença pode atingir mulheres de todas as idades 

Normalmente, a média de idade na qual as mulheres são diagnosticadas com endometriose é de 32 anos, sendo que em 40% dos casos, as pacientes já estavam com a doença a mais ou menos cinco anos. Entretanto, a endometriose pode ocorrer desde a adolescência até a menopausa.

  • A endometriose está relacionada à infertilidade feminina

A endometriose é uma das principais causas de infertilidade feminina. No estágio  mais avançado da doença, ocorre a obstrução das tubas uterinas, o que impede a chegada do espermatozóide. No entanto, após o tratamento, muitas mulheres recuperam a fertilidade, principalmente aquelas que não sofreram a obstrução das tubas uterinas.

  • O tratamento pode ser cirúrgico ou clínico

Nos casos mais avançados da doença, o tratamento cirúrgico pode ser necessário, enquanto nos casos em fase inicial, existe a possibilidade de tratamento clínico com o uso de medicamentos. A intervenção cirúrgica mais utilizada é a laparoscopia, um método minimamente invasivo, feito sob anestesia e por meio de pequenas incisões no abdômen.

  • Por fim, fique atenta ao seu corpo

A sintomatologia da endometriose está associada principalmente ao surgimento de dores pélvicas, dor durante o ato sexual, cólicas intensas no período menstrual e infertilidade. Assim, estar atento aos sinais da doença pode fazer com que a mulher busque ajuda do seu ginecologista o quanto antes para realizar o diagnóstico.

Texto escrito por:
Dr. Carlos Freire
Ginecologia e obstetrícia
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email