Melatonina e a saúde do ovário

Melatonina e a saúde do ovário
Melatonina e a saúde do ovário

A melatonina é um hormônio responsável por regular o nosso ciclo circadiano, mas suas funções não se resumem apenas nas que o fazem ser conhecido como o "hormônio do sono”. A melatonina também é um poderoso antioxidante, capaz de prevenir os danos celulares provocados pelos radicais livres, moléculas liberadas pelo nosso corpo com e que são altamente instáveis, capazes de causar doenças degenerativas, a morte e o envelhecimento.

Sua ação antioxidante favorece o equilíbrio dos radicais livres, que exercem um papel importante na maturação do óvulo e na fertilização, além de estimular a liberação de progesterona pelo corpo lúteo e protegê-lo da ação dos radicais livres.

Na saúde feminina, a melatonina contribui também para o fortalecimento da imunidade, na regulação do sistema endócrino e ao longo das últimas décadas, diversos estudos têm comprovado que os benefícios da melatonina também se estendem aos tratamentos de reprodução assistida.

A administração da melatonina nos tratamentos de reprodução assistida vem sendo alvo de diversos estudos recentes, os quais têm demonstrado resultados benéficos nos casos onde a qualidade dos óvulos foi comprometida, consistindo em uma excelente terapia adicional para os casos de infertilidade.

Por fim, é importante ressaltar que a melatonina consiste em uma medicação adjuvante no tratamento da infertilidade e os possíveis benefícios do seu uso devem ser avaliados junto a um especialista.

Texto escrito por:
Dr. Carlos Freire
Ginecologia e obstetrícia
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email