DR. RENATO DO AMARAL FERNANDES

DR. RENATO DO AMARAL FERNANDES
DR. RENATO DO AMARAL FERNANDES

Sou o Dr. Renato do Amaral Fernandes, médico oftalmologista, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – 2000), completei minha residência médica em oftalmologia, em 2003, no Hospital dos Servidores do Estado em 2003. Possuo Especialização em Cirurgias de Catarata, Refrativa e Córnea. Sou membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, da Academia Americana (ASCRS) e Europeia (ESCRS) de Cirurgiões de Catarata e Cirurgia refrativa.

Atualmente, exerço a atividade de oftalmologista e cirurgião de segmento anterior na Clínica de Olhos Fernandes e na Clínica OftalmoDay; onde, diariamente, atendo meus pacientes, na busca de ajudá-los na preservação da visão e no combate à cegueira.

Sou filho de médicos. Meu pai é oftalmologista e minha mãe endocrinologista. Aprendi, com eles, a valorizar a pessoa que me procura para uma consulta. Uma queixa frequente que diariamente recebo de meus pacientes tem a ver com a impessoalidade que eles percebem, no contato com seu médico. Muitas vezes, consultas breves, superfi - ciais e pouco efetivas, nas quais o paciente não recebe a atenção que esperava do seu médico. O tratamento efetivo de uma patologia deve sempre ser entendido no contexto de vida do paciente. Por exemplo, a defi ciência de visão causada pela CATARATA terá impacto diferente em um piloto que precise enxergar uma pista, à noite, para pousar seu avião, daquela mesma defi ciência em uma pessoa que passa seus dias nos afazeres do lar. Um jovem, cuja visão seja afetada progressivamente pelo CERATOCONE, vai ter uma vida muito mais difícil do que seu irmão que tem visão perfeita porque não coçou os olhos e não desenvolveu a doença.

A atenção do médico deve ser, portanto, guiada pelo conjunto de informações as quais somente uma boa consulta medica pode trazer à tona. Existem muitas maneiras para que você ajude seu médico a entender seus sintomas e o impacto que a doença causa em sua vida. Tente levar todas as informações que conseguir lembrar a respeito daquilo que motivou a consulta, como por exemplo: Quando começou o embaçamento da visão? Quais remédios você usa diariamente? Quais outras doenças você tem ou teve? Alguém tem ou teve uma doença parecida na sua família?

Ouça atentamente às perguntas do seu médico e siga suas recomendações. Confie na experiência e conhecimento que ele adquiriu ao longo de sua carreira. Acredite: seu médico já viu, tratou ou estudou algum caso igual ou parecido com o seu. Isso vai fortalecer sua confi ança no tratamento prescrito ou na cirurgia proposta. É comum e até esperado, reações de medo ou desconfi ança diante de um diagnóstico ou da indicação de uma cirurgia. Mas desenvolva a confi ança no seu médico, conversando com ele e com outras pessoas que tenham sido operadas por ele. Entenda que essa segurança vai estreitar seus laços com seu cirurgião e ajudá-lo a conseguir melhor resultado em sua cirurgia.

Na minha carreira, já realizei mais de 15.000 cirurgias de catarata e continuo encantado com os sucessos visuais que alcançamos rotineiramente. A tecnologia, com a qual atualmente operamos, torna essa cirurgia a mais segura e efi caz em toda medicina. A valorização de cada paciente, o entendimento de cada necessidade e expectativa torna o trabalho do oftalmologista ainda mais especial. Cada olho é único em sua essência. Cada escolha de lente intraocular deve ser personalizada para o paciente ter suas necessidades atendidas. Em meu modo de enxergar minha missão como oftalmologista, fica clara a importância de dedicar tempo suficiente para esclarecer essas nuances. A conversa, o cuidado e a atenção que dedico a cada consulta, com cada paciente, ajudam-me a cumprir melhor minha missão: proporcionar a melhor visão para cada paciente.

Cuide bem da sua visão!

Texto escrito por:
Dr. RENATO DO AMARAL FERNANDES
Oftalmologista
Rio de Janeiro / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email