óvulos e folículos

óvulos e folículos
óvulos e folículos

inda que óvulos e folículos não sejam sinônimos, muitas pessoas utilizam os termos para se referir às células reprodutivas femininas.

A relação entre ambos é bastante próxima, o que pode justificar esses equívocos, mas o envolvimento dessas estruturas na formação e liberação das células reprodutivas femininas têm suas diferenças.

Os folículos ovarianos são estruturas que armazenam os óvulos e possuem a capacidade de liberá-los durante o ciclo menstrual. Já os óvulos são os gametas sexuais femininos, que quando combinados com os gametas masculinos, formam um novo ser vivo.

A integridade dessas estruturas e de suas funções – junto da integridade funcional e anatômica das demais estruturas do sistema reprodutivo feminino – é fundamental para que a fecundação ocorra.

Na reprodução assistida, por exemplo, a estimulação ovariana tem como objetivo aumentar o número de óvulos disponíveis naquele ciclo, uma vez que em um ciclo natural ocorre o crescimento de apenas um folículo e um óvulo.

Pretende passar por reprodução assistida? Entre em contato 

Texto escrito por:
Dr. Jailton Santiago
Ginecologia e obstetrícia
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Adriana Guermandi de Oliveira
18/02/2022
Excelente médico muito atencioso
Aline Simões
11/02/2022
Excelente atendimento. Dr. Jailton é um médico muito competente e profissional, tem verdadeira preocupação com o bem estar…

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email