O impacto da falta de estrogênio

O impacto da falta de estrogênio
O impacto da falta de estrogênio

O estrogênio é um dos hormônios mais importantes na vida de uma mulher, presente no organismo desde a primeira menstruação até a menopausa. Ao longo dos anos, a produção desse hormônio vai diminuindo gradualmente, situação que se acentua quando a mulher entra no climatério e pode provocar sintomas indesejáveis, como ondas de calor, sudorese noturna, apneia do sono, ansiedade, alterações de humor, dor durante a relação sexual e perda de líbido.

 

Quando a produção de estrogênio para por completo, também podem surgir problemas nos ossos e no coração, o que aumenta o risco de fraturas, osteoporose, doenças cardíacas ou derrames. Contudo, nem todas as mulheres passam por estes sintomas, assim como nem todas sofrem com a mesma intensidade ou duração.

 

  • Como uma mulher pode saber se está passando por uma queda na produção de estrogênio?

O diagnóstico é feito a partir da análise dos sintomas, como alterações no humor, sudorese e alterações na menstruação, que pode se tornar mais intensa ou irregular. Para confirmar o diagnóstico, também pode ser solicitado um exame de sangue, capaz de detectar a falta ou a queda de estrogênio.

 

  • Tratando a falta de estrogênio através da reposição hormonal

A Reposição Hormonal é uma terapia baseada na administração de estrógenos e progestágenos,  este último em casos especiais e pontuais, de forma combinada ou separada. A Reposição Hormonal é o tratamento mais eficaz para o controle dos sintomas da menopausa, auxiliando na melhora da sintomatologia vasomotora, prevenindo a perda óssea e contribuindo para o tratamento dos sintomas relacionados à deficiência de estrogênio.

 

A TRH possui uma variedade de formulações e doses, que podem ser administradas por via oral (como é o caso dos estrogênios conjugados sintéticos), implante, adesivo cutâneo ou através de cremes. Os efeitos clínicos variam de acordo com o tipo de TRH e pela duração de seu uso.

 

A Reposição Hormonal é uma terapia segura e eficaz, desde que seja realizada com o acompanhamento de um profissional qualificado e dentro dos limites evidenciados pela ciência.

Texto escrito por:
Dr. Carlos Freire
Ginecologia e obstetrícia
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email