Falta de libido em mulheres

Falta de libido em mulheres
Falta de libido em mulheres

A ausência de libido é um problema que pode acontecer em praticamente todas as etapas da vida de uma mulher, surgindo devido às mais diversas causas. Ela é caracterizada pela ausência de fantasias ou desejo  sexual, sendo um problema que pode afetar os seus relacionamentos interpessoais e intrapessoais.

 

O excesso ou o déficit hormonal, se não forem tratados, podem gerar grandes prejuízos ao organismo e à qualidade de vida de uma mulher. Problemas como o hipotireoidismo e a menopausa, por exemplo, podem interferir na libido e no desejo sexual feminino.

 

  • Quais são os problemas hormonais que podem impactar na libido de uma mulher?

- Hipotireoidismo: O hipotireoidismo é uma doença decorrente de uma alteração na glândula tireoide, caracterizada pela queda na produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Quando não tratado, o hipotireoidismo pode impactar a libido, causar impotência e até mesmo diminuir a fertilidade de uma mulher.

- Menopausa: A menopausa corresponde a última menstruação de uma mulher. Normalmente, ela costuma ocorrer entre os 45 e 55 anos de idade. Uma das suas principais características é a diminuição da produção de estrogênio e testosterona, afetando a vida sexual da mulher e proporcionando outros inúmeros problemas.

- TDSH: A falta de libido também pode estar associada ao transtorno do desejo sexual hipoativo feminino (TDSH). O TDSH é caracterizado pela ausência do desejo sexual, sem doenças ou condições prévias que o justifiquem.

- Falta de líbido após uma gestação: O período conhecido como resguardo é um dos mais associados à queda da libido. O problema surge em decorrência de diversos fatores, como por exemplo as alterações hormonais que ocorrem durante a gravidez e a amamentação.

 

Felizmente a vida sexual de uma mulher não precisa acabar por causa de um desequilíbrio hormonal. É importante buscar a ajuda de um endocrinologista para determinar a causa da baixa libido e após isso, se for o caso, o tratamento hormonal pode ser indicado.

 

  • Qual papel do endocrinologista no tratamento da baixa libido feminina?

O endocrinologista pode ajudar a paciente a entender as causas do problema, sendo necessária principalmente quando as queixas da falta de desejo sexual são persistentes. Nesses casos, o endocrinologista pode indicar a terapia de reposição hormonal compatível com o problema diagnosticado, avaliando se há uma melhora no desejo e na satisfação sexual da paciente e ajudando-a a recuperar bem-estar e qualidade de vida.

 

Entre em contato para maiores informações sobre a terapia de reposição hormonal.

Texto escrito por:
Dra. Thais Micheletti Freire
Endocrinologista
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email