Sintomas que indicam glicose alta no sangue

Sintomas que indicam glicose alta no sangue
Sintomas que indicam glicose alta no sangue

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, que tem como objetivo facilitar a metabolização do açúcar (glicose) presente no sangue, que posteriormente será utilizada pelo organismo como fonte de energia. Quando há uma queda na produção desse hormônio, ou quando o organismo apresenta resistência à insulina, haverá um aumento dos níveis de glicose no sangue, o que favorece o desenvolvimento do diabetes.

 

Os tipos de diabetes mais comuns são o diabetes tipo 1  e o tipo 2. O diabetes do tipo 1 acomete principalmente a indivíduos jovens e nele, o sistema imunológico não reconhece as células-beta, que participam da produção de insulina, passando a atacá-las e destruí-las. No diabetes tipo 2, que atinge mais de 537 milhões de pessoas no mundo, além da baixa produção de insulina, o organismo passa a apresentar resistência à absorção de glicose.

 

O diabetes é uma doença silenciosa, que por muitas vezes se manifesta através de sintomas graves e irreversíveis, sendo uma doença fatal. A maioria dos pacientes só descobrem a doença quando surgem complicações graves, como problemas nos rins, AVC ou infarto.

 

Antes da doença alcançar esse estágio, alguns sintomas podem ser observados, que indicam a glicose alta no sangue, como por exemplo:

 

  • Sede excessiva e vontade constante de urinar

Nos portadores de diabetes o açúcar não é adequadamente absorvido, se acumulando na corrente sanguínea. Na tentativa de expelir esse excesso, o organismo aciona os rins com frequência, fazendo com que o paciente urine muito e, consequentemente, fique  desidratado e com sede com mais frequência.

 

  • Fome e cansaço

O açúcar proveniente dos alimentos é utilizado pelo nosso organismo como fonte de energia e em indivíduos diabéticos, ele não é aproveitado de forma eficaz pelas células. Assim, o paciente sente fome e cansaço com mais frequência.

 

  • Visão turva

O excesso de glicose no sangue provoca um “inchaço” no cristalino, alterando a capacidade de foco dos nossos olhos e tornando a visão embaçada. A visão volta ao normal após o controle da doença.

 

  • Quais exames confirmam a glicose alta no sangue?

Para confirmar ou excluir a possibilidade da doença, o mais indicado é que o paciente realize o exame de glicemia em jejum, estando entre 8 a 12 horas sem consumir nenhum tipo de bebida (apenas água) ou alimento. Os valores normais da glicemia em jejum devem ser inferiores a 99 mg/dL.

 

Se você vem apresentando algum desses sintomas, entre em contato e agende sua avaliação para que possamos traçar o diagnóstico do diabetes e, se necessário, iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível.

Texto escrito por:
Dra. Thais Micheletti Freire
Endocrinologista
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email