Surgiu um calombo no meu ombro. O que pode ser?

Surgiu um calombo no meu ombro. O que pode ser?
Surgiu um calombo no meu ombro. O que pode ser?

O lipoma é um tipo de tumor benigno, muito comum nos ombros e em outras regiões do corpo. Os lipomas são formados  por células de gordura e revestidos por uma cápsula fibrosa, apresentando um formato arredondado. Ele cresce de forma gradual no tecido subcutâneo, provocando incômodos físicos e estéticos.

Esse tipo de caroço não possui nenhuma relação com o câncer e normalmente, não requer nenhum tipo de tratamento, mas caso o paciente tenha preocupações com a sua estética, ou caso o lipoma cresça muito rápido e fique dolorido, o lipoma pode ser removido cirurgicamente.

  • Quais são as principais causas que levam ao aparecimento de um lipoma?

As causas de um lipoma ainda não estão totalmente esclarecidas, mas sabe-se que existe uma forte influência genética para o desenvolvimento desse tipo tumor. Além disso, indivíduos magros e que ganham peso rapidamente possuem risco elevado de desenvolver lipomas, que não regridem com o emagrecimento.

Alguns especialistas defendem que o lipoma pode surgir após um trauma no ombro, manifestando-se como uma lesão pós-traumática. No entanto, essa hipótese ainda não foi cientificamente comprovada.

  • Quais são os principais sintomas de um lipoma?

Geralmente, os lipomas no ombro são assintomáticos, sendo a formação de um cisto de forma arredondada sob a pele a sua principal característica. A palpação de um lipoma costuma ser indolor e a sua consistência é a de uma massa homogênea, elástica e móvel.

  • Como diagnosticar um lipoma?

O diagnóstico dos lipomas no ombro é clínico, realizado por meio da palpação da massa. Em alguns casos, uma ultrassonografia ou uma biópsia pode ser solicitada. Para isso, uma amostra das células da lesão é retirada para análise, possibilitando determinar o tipo do tumor e realizar um diagnóstico diferencial, excluindo a possibilidade de um lipossarcoma, tumor maligno que se apresenta sob a forma de um único nódulo endurecido, com crescimento acelerado e baixa mobilidade.

  • Como é realizado o tratamento de um lipoma?

Na maioria dos casos, os lipomas dispensam tratamento e desaparecem espontaneamente. No entanto, quando as lesões são dolorosas ou incômodas, representam um comprometimento estético ou funcional, crescem rapidamente ou deixam dúvidas sobre seu caráter benigno, a cirurgia para remoção do tumor pode ser indicada.

O procedimento é simples, rápido, e indolor, realizado com anestesia local.  Se por um lado, o procedimento possui a desvantagem de deixar cicatrizes, por outro, ele é realizado sem a necessidade de internação hospitalar e o lipoma retirado não costuma recorrer. A cirurgia para retirada deve ser realizada por um cirurgião especialista, capacitado para realizar o procedimento através de incisões menores e proporcionando cicatrizes discretas.

Caso você esteja apresentando um calombo no ombro e deseje investigar se de fato é um lipoma, entre em contato e agende uma avaliação.

Texto escrito por:
Dr. Pedro Navarro
Ortopedista
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Carlos Moraes
13/07/2022
Ótimo profissional , muito atencioso nas consultas e retornos e não deixa dúvida ao paciente , sempre explica.corretamente…
Marcos Navarro
13/07/2022
Um médico de uma capacidade extraordinária . O médico mais humano que já conheci.
Flávia Costa Moraes
13/07/2022
Sempre um médico atencioso,carinhoso com os pacientes. E um excelente profissional na sua área e em outras áreas. Me ajudou…
Tania Rodrigues
12/07/2022
Excelente como médico e como pessoa.
Thaís Borges
12/07/2022
Atendimento diferenciado e os melhores resultados! Super recomendo!
Raul Riboli
12/07/2022
Excelente profissional e atendimento fora do comum!!! Tive uma lesão muito forte, mas depois de passar por ele, já conseguir…
Fernanda Costa
12/07/2022
Um ótimo ortopedista, muito competente, atencioso.
Renato Riboli
12/07/2022
Tive uma lesão no cotovelo devido a anos da prática de handball. E depois de passar por 2 médicos, alguns disseram até que…
Erika Leticya
12/07/2022
Médico atencioso e muito competente. Já havia até desistido de melhorar depois de passar por vários ortopedistas. Fui desacreditada…
Fábio Riboli
12/07/2022
Excelente, melhor ortopedista de Maringá.

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email