Alterações na tireóide podem causar problemas de memória

Alterações na tireóide podem causar problemas de memória
Alterações na tireóide podem causar problemas de memória

O hipotireoidismo é uma disfunção que afeta a glândula tireoide, provocando uma queda na produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Essa diminuição na produção faz com que o organismo comece a desacelerar, provocando sintomas como indisposição, sonolência, formação de edemas, aumento de peso, depressão e problemas de memória.

 

As alterações na memória costumam surgir logo no início da doença, afetando a memória de curto prazo e proporcionando momentos em que podem ocorrer falhas para registrar acontecimentos ou o esquecimento de tarefas do dia a dia. Em quadros crônicos de hipotireoidismo, a memória de longo prazo também pode ser afetada.


O hipotireoidismo também reduz a capacidade de aprendizado de um indivíduo, provocando cansaço e retardo psicomotor. Conforme progride, a doença reduz a habilidade do paciente em realizar tarefas cotidianas, favorecendo o desenvolvimento de quadros de apatia ou depressão.


Geralmente, os pacientes com perda de memória e sintomas comportamentais decorrentes do hipotireoidismo podem ser tratados através da reposição do hormônio tireoidiano, embora alguns pacientes necessitam passar por uma terapia adicional com medicamentos antidepressivos ou outras medicações psiquiátricas. 


Por isso, é extremamente importante que pacientes com hipotireoidismo realizem o acompanhamento regular com um especialista, para manter o bom funcionamento da sua tireoide.


Se você sofre com o hipotireoidismo ou vem apresentando alguma das características citadas neste artigo, entre em contato e agende sua avaliação.

Texto escrito por:
Dra. Thais Micheletti Freire
Endocrinologista
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email