Tipos de Miomas Uterinos

Tipos de Miomas Uterinos
Tipos de Miomas Uterinos

O mioma uterino é um tumor benigno, formado no miométrio e com baixo risco de malignidade muito baixo. Na grande maioria dos casos, os miomas são assintomáticos, mas quando estes estão presentes, as pacientes podem relatar fluxo menstrual intenso, dor ou pressão na pélvis, incontinência urinária, dificuldade para engravidar, entre outros.

 

Existem três tipos de miomas, que podem se desenvolver na parte externa do útero, na cavidade uterina, ou entre as paredes do útero. São eles:


Mioma subseroso - Localizado na parte de fora das paredes do útero. Os principais sintomas desse tipo de mioma são: dor pélvica, aumento do volume abdominal e compressão dos órgãos abdominais. Esse tipo de mioma não provoca sangramentos.


Mioma intramural - Localizado entre as paredes do útero. Os principais sintomas desse tipo de mioma são: dor pélvica, aumento do volume abdominal e compressão dos órgãos abdominais, assim como no mioma subseroso. Quando esse tipo de mioma adentra a cavidade uterina, pode causar sangramento transvaginal excessivo e dificuldade para engravidar.


Mioma submucoso - Localizado na região interna do útero. Os principais sintomas desse tipo de mioma são: dor pélvica, sangramento fora do período menstrual, aumento do fluxo menstrual. Os miomas submucosos são os principais responsáveis pela dificuldade de engravidar e pelo aumento das chances de abortamento.


Os miomas podem ser identificados e tratados através dos exames de rotina com um ginecologista. Além disso, ao apresentar algum dos sintomas citados, é importante procurar ajuda de um ginecologista de sua confiança para iniciar o tratamento mais adequado. Entre em contato e agende uma avaliação.

Texto escrito por:
Dr. Carlos Freire
Ginecologia e obstetrícia
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email