DISFAGIA

DISFAGIA
DISFAGIA

Disfagia

Na vida tudo tem um preço, inclusive envelhecer! Todos os seres vivos pagam este preço.

Entendo que nós homens particularmente pagamos um preço maior, e será tanto maior quanto maior for a nossa indiferença com os acontecimentos que decorrem neste processo. 
O comprometimento de algumas de nossas funções com o passar dos anos fica cada vez mais evidente porque estamos envelhecendo mais! A expectativa de vida em 1970 era algo em torno de 50 anos e hoje é de quase 77 anos. Um aumento de 27 anos, ou mais de 50%!
Uma dessas funções que tem passado despercebida é a chamada disfagia. Mas o que é disfagia? Disfagia é toda a alteração que ocorre no processo normal da nossa deglutição, isto é, ocorre quando há um comprometimento na passagem do alimento (sólido ou líquido) da boca até o estômago. 
Pode estar associada a doenças como distúrbios neurológicos, tumores, efeitos de alguns medicamentos ou ao próprio envelhecimento. 
Vamos nos ater, hoje, ao processo natural do envelhecimento. Chamamos isso de presbifagia. Aliás, o prefixo presbi relaciona-se com o envelhecimento. Presbiopia relacionada com a visão; presbiacusia relacionada com a audição e por aí vai. Voltando ao nosso assunto. Presbifagia é uma das alterações mais comuns nas pessoas idosas. Evidentemente que pode ser extremamente agravada se a pessoa tiver um problema neurológico associada como um derrame (AVE), por exemplo. E por que é importante o diagnóstico da presbifagia? Simplesmente porque ela é uma das principais causas de desnutrição nos idosos. A desnutrição é uma das causas da perda da massa muscular. Se lembrar que a nossa língua é um órgão essencialmente muscular fica fácil entender que podemos estar diante de um círculo vicioso nesse processo. Desnutrição que leva a um enfraquecimento de toda a musculatura orofacial, incluindo a língua (“língua fraca”), da faringe e laringe, que leva a dificuldade de deglutição que leva a desnutrição! 
Há também outro problema muito sério que pode ser causado pela disfagia. É a aspiração, por vezes silenciosa, de alimentos. Quando isso acontece o alimento pode atingir os pulmões provocando pneumonias no paciente, doença grave nos idosos.
Um dos exames que podem ser feitos é o FEES, sigla em inglês que quer dizer, avaliação endoscópica da deglutição. Um exame simples feito no próprio consultório, ou até mesmo em casa, onde se avalia, como o próprio nome diz, a deglutição da pessoa. 
Uma vez constatado que a disfagia é decorrente da presbifagia o tratamento é feito com exercícios adequados orientados pela fonoaudióloga treinada para isso, com resultados espetaculares.
 

Texto escrito por:
Dr. Francisco Barros
Otorrinolaringologista
Ponta Grossa / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

wagner denck
25/05/2023
Levei minha filha para atendimento, e resolveu na hora o problema, indicamos .
GLAUCIMARA OLIVEIRA
21/06/2022
Atendimento pontual e objetivo. Profissional atualizado e prestativo.

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email