Endometriose atrapalha na concepção?

Endometriose atrapalha na concepção?
Endometriose atrapalha na concepção?

A endometriose e a gravidez possuem uma relação delicada, sendo a doença uma das principais causas de infertilidade.  Isso acontece porque, na doença, o tecido endometrial se espalha pela cavidade abdominal, podendo provocar obstruções e causar inflamações em diversos órgãos e tecidos do sistema reprodutor, impedindo que os óvulos consigam chegar às trompas, onde ocorre a fecundação.

 

Além disso, mulheres com endometriose e que conseguem engravidar possuem um risco elevado de passar por uma gravidez ectópica e ou por um aborto espontâneo, além de outras complicaçõea durante a gestação.

 

Qual o melhor tratamento para mulheres com endometriose e que desejam engravidar?

 

O tratamento da doença varia de acordo com diversos fatores, como por exemplo a idade, o estágio de desenvolvimento da doença e as áreas acometidas. A escolha do tratamento é individual e a paciente deve ser submetida a uma exame de ultrassom ou a uma ressonância magnética, para que seja possível avaliar o foco de tecido endometrial fora do útero, seu tamanho e profundidade.

 

Em casos onde a endometriose está em estágios avançados, a laparoscopia é uma das melhores opções de tratamento. A técnica consiste em um procedimento cirúrgico minimamente invasivo, realizado com o objetivo de destruir o tecido endometrial a laser, desobstruindo as vias uterinas e reduzindo a inflamação.

 

Gestantes com endometriose devem realizar o acompanhamento com um ginecologista durante toda a gravidez, possibilitando o total controle sobre a doença e uma gestação mais tranquila.

 

A fertilidade é recuperada após o tratamento?

 

Após o tratamento e controle da doença, as chances de uma fecundação natural dependerão de uma série de fatores, como quais regiões foram acometidas, qualidade das trompas e a idade da mulher. Mulheres mais jovens possuem grandes chances de sucesso após o tratamento, enquanto mulheres mais velhas, acima dos 35 anos, possuem uma baixa probabilidade. Nesses casos, e dependendo dos fatores citados acima, a fertilização in vitro pode ser considerada.

Texto escrito por:
Dr. Carlos Freire
Ginecologia e obstetrícia
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email