Que tal batermos um papo sobre flacidez facial?!

Que tal batermos um papo sobre flacidez facial?!
Que tal batermos um papo sobre flacidez facial?!

A flacidez facial é uma das queixas mais frequentes nos consultórios dermatológicos atualmente. Recebemos diariamente homens e mulheres queixando-se que o "rosto está derretendo", para não dizer, despencando! E porque isso acontece?

Com o envelhecimento ocorre uma remodelação progressiva das estruturas faciais, resultando num rosto cansado, envelhecido, e muitas vezes com traços grosseiros.

 

O processo do envelhecimento facial inicia em torno dos 25-30 anos de idade, quando naturalmente passamos a formar menos colágeno a cada dia. Isso caracteriza o início da flacidez da pele. O colágeno, junto com a elastina, é a principal estrutura na manutenção da firmeza e tonicidade da nossa pele. Existem várias maneiras de estimular sua produção, como por exemplo, peelings, lasers, microagulhamento, e o grande queridinho do momento – a bioestimulação de colágeno. Já a elastina, uma vez destruída, não temos como reconstruí-la nem estimular sua produção. A exposição solar em demasia e sem as devidas medidas de fotoproteção é a principal forma de perdermos a elastina. Portanto, fotoproteção hoje e sempre!

 

A remodelação ou perda da gordura facial  é uma das alterações que mais modifica o rosto com o envelhecimento. A gordurinha facial vai se re-posicionando ao longo dos anos, como se estivesse literalmente “escorrendo”, podendo formar ou evidenciar os tão temidos “bigode chinês”, “linhas de marionete” e “bulgogue”. Além da perda de volume de gordura, grande parte das pessoas também apresenta perda óssea. Quando isso acontece, o grau de flacidez tende a ser maior. As reabsorções ósseas mais comuns se dão na região do arco zigomático [principal osso de sustentação da bochecha], ângulo da mandíbula e maxilar. Até mesmo a falta de um dente pode determinar perda de volume ósseo.

Para contornar essas perdas de volume, normalmente lançamos mão dos preenchimentos. O segredo do sucesso dessa técnica, além da escolha de um preenchedor adequado para cada caso, é aplicar o produto onde o paciente de fato precisa restaurar esse volume perdido, sem exageros. Quando realizado por profissional experiente com bom senso estético, os resultados costumam ser um rejuvenescimento muito elegante.

 

Por fim, a musculatura facial, assim como a musculatura corporal, perde o tônus e a rigidez com o tempo. Naturalmente sabemos que para manter um corpo durinho e com tudo no lugar, devemos praticar a musculação! O mesmo deveríamos fazer pelos músculos do rosto. Graças ao advento das tecnologias, hoje conseguimos alcançar esses músculos e promover uma melhora no tônus muscular facial com o Ultrassom Microfocado. Ele age como se fosse uma “musculação” para o rosto, pescoço e papada. 

 

Frente a isso tudo, quando nos  com essa queixa - flacidez - se faz necessário avaliar, planejar e tratar todas essas possíveis alterações que acontecem com a idade. É fundamental avaliar cada paciente na frente do espelho, palpando o rosto e explicando o porquê de cada alteração. 

 

Concluindo, ficam duas dicas. A primeira é: Previna o seu envelhecimento! Hoje em dia isso é plenamente possível!  Prevenir é sempre mais simples do que tratar alterações já instaladas. A segunda dica é: tenha um Dermatologista da sua confiança, para lhe ajudar, orientar e indicar a melhor maneira de cuidar da sua pele, consequentemente, a melhor maneira de cuidar de você.

 

Texto escrito por:
Dra Gina Matzenbacher
Dermatologia
Rio de Janeiro / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email