Você sabia que nem toda insulina é igual?

Você sabia que nem toda insulina é igual?
Você sabia que nem toda insulina é igual?

Você sabia que nem toda insulina é igual?

 

A insulina é um hormônio produzido e liberado pelo pâncreas, tendo como função controlar a quantidade de glicose dentro de nossas células, que posteriormente será utilizada como combustível, gerando energia para o organismo.

 

Pacientes com diabetes devem fazer o uso diário de insulina para controlar os seus níveis de açúcar no sangue, devido ao fato de que seu pâncreas não tem mais capacidade de fabricar a quantidade necessária para o bom funcionamento do organismo.

 

No mercado brasileiro dispomos de diversos tipos de insulina, classificadas conforme o seu tempo de ação no organismo e pelos diferentes impactos que promovem no tratamento da diabetes. São elas:

 

  • Insulina Humana: São conhecidas como as insulinas mais antigas. Entre elas, estão as insulinas NPH (Basal) e Regular (Rápida);
  • Insulinas Análogas: São insulinas modernas, que possuem um perfil semelhante ao do organismo humano.
  • Insulinas de Ação Lenta ou Basal: Auxiliam no controle dos níveis de glicose na corrente sanguínea, mesmo em períodos de jejum ou entre as refeições, contribuindo para que permaneçam normais ao longo do dia.
  • Insulina de Ação Rápida: Atuam de forma rápida no organismo, reduzindo os níveis de açúcar no sangue até que estejam dentro da normalidade esperada.

 

Como posso saber qual é o melhor tipo de insulina para o meu caso?

 

Conforme expliquei acima, quando aplicada, a insulina pode agir de forma lenta, intermediária, rápida ou ultrarrápida. Logo, para definir qual o melhor tipo para cada caso, primeiramente devemos entender se estamos buscando controlar o açúcar entre as refeições, ou se o objetivo é controlar a glicose ingerida nas refeições.

 

Sendo assim, o melhor tipo de insulina será aquela que irá controlar a glicose de forma similar ao pâncreas, evitando assim que os níveis de açúcar permaneçam altos. No entanto, somente após uma avaliação detalhada é que cada paciente poderá receber uma prescrição exata para o seu caso e a orientação sobre qual o melhor horário para a aplicação.

Texto escrito por:
Dra. Thais Micheletti Freire
Endocrinologista
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email