Por que fazer a reposição hormonal?

Por que fazer a reposição hormonal?
Por que fazer a reposição hormonal?

A menopausa é um período que se inicia na vida de uma mulher logo após ela passar pelo seu  último ciclo menstrual, o que geralmente costuma acontecer entre 45 e 55 anos. Apesar de ser um processo natural, a menopausa costuma vir acompanhada de sintomas desagradáveis e que podem afetar a qualidade de vida da mulher.

 

A terapia de reposição hormonal visa aliviar os sintomas inerentes a esse período, prevenindo o corpo de ser afetado pelo possíveis prejuízos da baixa produção hormonal.


Por que iniciar a terapia de reposição hormonal?

 

A queda na produção hormonal provocada pela menopausa causa diversas alterações no corpo de uma mulher, interferindo em sua autoestima e levando a perda de colágeno e elastina, queda de cabelo, ressecamento da pele, enfraquecimento das unhas e ganho de peso.

 

Além disso, os sintomas da menopausa incluem ondas de calor, sudorese noturna, alterações de humor e no sono, ganho de peso, problemas relacionados ao sistema urinário, secura vaginal e dor durante a prática sexual.

 

Logo, a terapia de reposição é indicada para mulheres que sofrem com as intensas consequências da menopausa, objetivando promover o alívio desses sintomas e os prejuízos provocados pela baixa produção de hormônios.

 

Como a terapia hormonal é realizada?

 

Existem diferentes formas de realizar a reposição hormonal. São elas:

 

  • Via Oral;
  • Gel e adesivos;
  • Injetável;
  • Implantes.

 

A escolha do método de reposição, a dosagem dos hormônios e o período de tratamento variam de acordo com a necessidade de cada mulher.


Somente após a avaliação da paciente por um médico ginecologista especializado é que a prescrição de estrogênio, progesterona, de ambos ou outros de outros hormônios poderá ser indicada e o método de consumo definido.

Texto escrito por:
Dr. Carlos Freire
Ginecologia e obstetrícia
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email