Hipotireoidismo

Hipotireoidismo
Hipotireoidismo

A glândula tireóide desempenha um papel importante no funcionamento do nosso organismo. Os hormônios T4 (tiroxina) e T3 (triiodotironina) liberados por ela, estimulam o metabolismo e asseguram que todos os processos bioquímicos do organismo ocorram de forma adequada, interferindo principalmente nos batimentos cardíacos, no fluxo intestinal, no humor e no ciclo menstrual das mulheres.  

Dentre os principais distúrbios que afetam a tireóide, temos o hipotireoidismo, condição onde ocorre a diminuição da quantidade T3 e T4 que vai para a corrente sanguínea.

O hipotireoidismo costuma estar associado a um leve ganho de peso e a dificuldade para emagrecer, porém essas são apenas algumas das consequências visíveis desse distúrbio.

Hipotireoidismo: Causas

O hipotireoidismo pode ser classificado como primário ou secundário. Quando primário, a causa mais frequente é a síndrome de Hashimoto, que pode surgir em qualquer faixa etária e ocorre quando o organismo passa a produzir anticorpos que danificam gradativamente a tireóide, diminuindo sua capacidade de produzir hormônios.

Já o hipotireoidismo secundário é uma condição muito mais rara, que ocorre quando a hipófise falha em secretar o hormônio TSH, cuja função é estimular o funcionamento normal da tireóide.

Hipotireoidismo: Sintomas

Os principais sintomas do hipotireoidismo são: cansaço, fadiga, déficit de memória, ganho de peso, insônia, queda de cabelo, intestino preso, dor de cabeça frequente, depressão, dificuldade para engravidar, oscilações no ciclo menstrual, dificuldade de ganho de massa muscular magra e no emagrecimento.

Caso o hipotireoidismo não seja tratado de maneira adequada, pode acarretar na redução da performance física e mental de um indivíduo, além de aumentar os níveis de colesterol e os riscos de problemas cardíacos.

Hipotireoidismo: Diagnóstico

Seu diagnóstico é feito a partir da avaliação dos sintomas e da medição dos níveis de hormônio estimulante da tireóide na corrente sanguínea.

O exame de TSH analisa as alterações presentes na tireoide, possibilitando verificar as possíveis causas dessa irregularidade e se os tratamentos que vêm sendo realizados  estão surtindo ou não efeito.

Hipotireoidismo: Tratamento

O tratamento é feito por meio da reposição hormonal do hormônio tireoidiano, com o uso diário de levotiroxina (L-T4), prescrita de acordo com cada caso. O tratamento é iniciado com pequenas doses desse hormônio, visando adequar o organismo aos seus efeitos e gradualmente, os níveis de TSH na circulação sanguínea do paciente voltam ao normal.

Através da reposição hormonal e do uso de outros medicamentos, o paciente com hipotireoidismo pode levar uma vida saudável e completamente normal.

Se você sofre com o hipotireoidismo ou vem apresentando algum dos sintomas citados neste artigo, entre em contato e agende sua avaliação.

Texto escrito por:
Dra. Thais Micheletti Freire
Endocrinologista
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email