As próteses de silicone duram para sempre?

As próteses de silicone duram para sempre?
As próteses de silicone duram para sempre?

Ao longo das últimas décadas, as próteses de silicone passaram por diversos avanços tecnológicos em sua fabricação, o que aumentou não só a eficiência dos implantes, como também garantiu uma maior durabilidade a eles, diminuindo assim a necessidade de trocas.

Essa durabilidade não está relacionada apenas à marca/qualidade das próteses, mas também com as características do corpo de cada paciente e com a forma como o seu organismo interage com os prótese de silicone. Logo, não é possível definir com exatidão um tempo de duração, nem mesmo se as prótese de silicone serão vitalícias.

A troca é indicada apenas quando há alguma alteração no implante ou o desejo por parte da paciente. Fatores como a gravidez, amamentação, oscilações de peso e envelhecimento natural da pele podem fazer com que a mulher não se sinta satisfeita em permanecer com aquele mesmo implante, o que leva à realização da cirurgia de troca de próteses.

No entanto, mesmo apresentando uma maior durabilidade, existem casos onde a troca é necessária por questões de saúde. Os principais motivos incluem ruptura da prótese, contratura capsular, acúmulo de seroma e infecções.

Mulheres que possuem prótese de silicone nos seios devem realizar o acompanhamento anual das próteses, através de exames como ultrassonografia ou mamografia. Nos exames periódicos, será possível avaliar a qualidade das próteses e sua posição no seio da paciente, verificando se há ou não necessidade da troca. 

Por fim, além dos exames anuais, a paciente deve praticar o autoexame regularmente, investigando sinais que possam indicar alterações nas próteses, como incômodos na região, dor ou coceira nos seios, além da presença de cistos.

Caso você tenha alguma dúvida sobre a cirurgia ou sobre as próteses de silicone em si, entre em contato para agendar uma avaliação e assim poderemos esclarecê-las.

Texto escrito por:
Dr. Paulo Curi Frascareli Filho
Cirurgião Plástico
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Paolla
28/07/2022
Um excelente profissional, um querido, super atencioso e calmo. Muito obrigada pelo excelente tratamento, da recepção ao…
Tania Palomo Buzo
27/07/2022
Médico atencioso, qualidade excelente
SANDRA BITTENCOURT
27/07/2022
Começando pela recepção, secretárias te recebem bem; Dr Paulo super-atencioso e competente, tem todo o cuidado no pré e…
Dayanne Mendes de Oliveira
27/07/2022
Atendimento maravilhoso desde a secretária, enfermeiras e o Doutor
Érica Petrelli
27/07/2022
médico atencioso e muito competente! amei cada detalhe e indico de olhos fechados!
Ariane Marques
30/06/2022
Excelente profissional e equipe maravilhosa!

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email