Matérias

Guia SaÚde Matérias

Novos rumos da Dermatologia
Novos rumos da Dermatologia

Dermatologia

Novos rumos da Dermatologia

Texo escrito por: Dr. Felipe Nazareth

Nos últimos 20 anos, a Dermatologia passou por uma fase revolucionária. O surgimento de medicamentos, cosmecêuticos, tecnologias adjuvantes à rotina do consultório, o aprimoramento de técnicas cirúrgicas minimamente invasivas e procedimentos médicos estéticos são de grande valor na nossa rotina.

 

A Cirurgia Dermatológica avança em passos largos! Cânceres de pele, cistos e tumorações benignas podem ser excisados em consultório dependendo de sua complexidade ou centro cirúrgico em regime de 'day clinic', isto é, o paciente recebe alta hospitalar no mesmo dia devido à segurança do procedimento.

 

Técnicas brasileiras patenteadas como MMP• (Microinfusão de Medicamentos na Pele) e IPCA• (Indução Percutânea de Colágeno com Agulhas) são apresentadas em congressos internacionais (como Academia Americana de Dermatologia) e acolhidas mundialmente para tratamento efetivo de Alopecias (queda de cabelo), Melasma, Estrias, Vitiligo, Psoríase, Esclerodermia e Rejuvenescimento facial, por exemplo.

 

Em se tratando de auto-estima, bem-estar e rejuvenescimento facial e corporal, aí também colhemos resultados mais que fortuitos! Dispomos de técnicas de execução mais moderna, com resultados naturais, duradouros e muitas vezes imediatos. A Dermatologia tem feito um grande papel em prevenir cirurgias plásticas, algumas desnecessárias, já que é possível realizar intervenções em consultório que conseguem atrasar o efeito do tempo na pele. Mais segurança em se evitar anestesias, menos complicações pós-operatórias, menor 'downtime' (tempo de recuperação rápido e retorno às atividades habituais) são levados em conta pelos pacientes.

 

Por falar em segurança, todo dermatologista atualizado também investe em treinamento para intervir e solucionar rapidamente possíveis complicações durante os procedimentos. Essas são formas de aprimoramento e indicações pioneiras e cruciais de atuação dermatológica.

 

Dermatoscopia, Ultrassonografia e Ressonância Nuclear Magnética são valiosas atualmente e continuarão no futuro! Sobretudo o Mapeamento Corporal por Dermatoscopia para populações de risco de câncer de pele e investigação de lesões cutâneas suspeitas já obtêm uma acurácia de mais de 92% de certeza, ou seja, podemos confiar sim nessa técnica inclusive de forma preventiva!

 

Somada a toda essa revolução na dermatologia, há de se convir que determinados valores e conceitos devem andar lado a lado! Bom relacionamento médico-paciente, individualização e personalização do tratamento, ética nas indicações serão sempre soberanos e pilares fundamentais na medicina e toda a equipe do Consultório Inara Matos preza por esses valores. Hoje já colhemos resultados fortuitos."

 

Novos rumos da Dermatologia