Quando é necessário operar o ombro?

Quando é necessário operar o ombro?
Quando é necessário operar o ombro?

A cirurgia de ombro é das técnicas cirúrgicas que mais se desenvolveu ao longo da última década, o que se justificava tanto pela evolução das metodologias auxiliares de diagnóstico, como por exemplo os exames de Ecografia ou Ressonância Nuclear Magnética, bem como pelos recursos materiais e equipamentos que são atualmente utilizados no procedimento.

  • Quando a cirurgia é indicada?

Existem diferentes lesões, de diferentes graus, que podem afetar o ombro e os músculos do conjunto conhecido como manguito rotador. Quando ocorre apenas a ruptura parcial de um músculo ou de um tendão, na maioria dos casos é possível realizar o tratamento apenas pelo viés fisioterápico, associado ao fortalecimento da musculatura por meio de exercícios específicos e com o uso de medicamentos para aliviar as dores.

Entretanto, quando esse tipo de tratamento não apresenta os resultados desejados, ou de acordo com o grau de severidade da lesão, a intervenção cirúrgica é indicada.

  • Como é realizada a cirurgia?

Conforme expliquei no último tópico, existem diferentes tipos de lesões, o que exige diferentes tipos de cirurgias. Logo, os resultados de cada procedimento, assim como o tempo de uso da tipóia e o tempo de recuperação, também variam de acordo com cada paciente.

A artroscopia do ombro, a remoção de esporão ósseo e artroplastia do ombro são as principais cirurgias realizadas. Todos os procedimentos são realizados com o uso de anestesia geral.

  • Como é o pós-operatório?

A cicatrização inicial da região do manguito rotador leva cerca de seis semanas e durante esse período, o paciente deve fazer o uso de uma tipóia. A fisioterapia deve ser iniciada a partir da sétima semana.

Geralmente, a cicatrização total da região gira em torno de doze semanas, com o paciente recuperando quase que por completo a amplitude dos seus movimentos. A partir de então, o tratamento será destinado ao fortalecimento da musculatura, visando a recuperação da força e da funcionalidade completa do ombro operado.

No entanto, o prazo para recuperação completa pode ser maior ou menor de acordo com o tamanho da ruptura, a idade do paciente e em como este segue as recomendações médicas durante o pós-operatório.

Texto escrito por:
Dr. Pedro Navarro
Ortopedista
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Carlos Moraes
13/07/2022
Ótimo profissional , muito atencioso nas consultas e retornos e não deixa dúvida ao paciente , sempre explica.corretamente…
Marcos Navarro
13/07/2022
Um médico de uma capacidade extraordinária . O médico mais humano que já conheci.
Flávia Costa Moraes
13/07/2022
Sempre um médico atencioso,carinhoso com os pacientes. E um excelente profissional na sua área e em outras áreas. Me ajudou…
Tania Rodrigues
12/07/2022
Excelente como médico e como pessoa.
Thaís Borges
12/07/2022
Atendimento diferenciado e os melhores resultados! Super recomendo!
Raul Riboli
12/07/2022
Excelente profissional e atendimento fora do comum!!! Tive uma lesão muito forte, mas depois de passar por ele, já conseguir…
Fernanda Costa
12/07/2022
Um ótimo ortopedista, muito competente, atencioso.
Renato Riboli
12/07/2022
Tive uma lesão no cotovelo devido a anos da prática de handball. E depois de passar por 2 médicos, alguns disseram até que…
Erika Leticya
12/07/2022
Médico atencioso e muito competente. Já havia até desistido de melhorar depois de passar por vários ortopedistas. Fui desacreditada…
Fábio Riboli
12/07/2022
Excelente, melhor ortopedista de Maringá.

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email