O que eu preciso saber antes de fazer uma abdominoplastia?

O que eu preciso saber antes de fazer uma abdominoplastia?
O que eu preciso saber antes de fazer uma abdominoplastia?

A abdominoplastia é a cirurgia plástica do abdômen, que tem como objetivo remover o excesso de pele e gordura da porção baixa do abdômen que, após gestações, alterações de peso corporal (seja por engordar ou emagrecer) ou como consequência do próprio envelhecimento natural, provoca esse excedente.

Entretanto, por ser uma cirurgia muito desejada, é importante esclarecer algumas dúvidas comuns em relação ao procedimento, como por exemplo ressaltar que a abdominoplastia não visa a perda de peso, pelo contrário, a paciente deve emagrecer antes de realizar a cirurgia.

Neste artigo, irei abordar os principais pontos que você deve discutir com o seu cirurgião antes de realizar a abdominoplastia. Confira a seguir:

  • Como funciona o procedimento de abdominoplastia?

A cirurgia é realizada com anestesia peridural e possui duração aproximada de 2 a 4 horas. O procedimento é realizado através de pequenas incisões, sendo a primeira, em formato de elipse, destinada a marcar a região onde o excesso de pele será retirado. A incisão é feita na horizontal, logo acima dos pelos pubianos e se estende até o quadril.

A segunda incisão, na vertical, tem fim na região do umbigo, onde o excesso de pele da região superior do abdome será separado para que seja possível eliminar a gordura localizada.

Os músculos abdominais são suturados para que se tornem mais firmes e a cintura da paciente fique mais definida. A pele remanescente é esticada para baixo e um novo orifício para o umbigo é moldado.

A cicatriz da cirurgia é planejada para que fique totalmente escondida sob a roupa.

  • Como se preparar para a cirurgia?

A preparação da cirurgia é realizada de acordo com as recomendações médicas específicas para cada paciente, mas algumas recomendações são comuns a todas as pessoas que se submetem à abdominoplastia. Os principais cuidados que devem ser adotados são:

  • Suspender o uso de medicamentos que possam causar prejuízos ao procedimento;
  • Não fumar durante as semanas que precedem a cirurgia;
  • Organizar a sua agenda de compromissos;
  • Praticar um jejum de 8 horas e não ingerir bebidas alcoólicas.
  • Como será o pós-operatório?

Os cuidados durante o pós-operatório são essenciais para garantir um bom resultado ao procedimento. As principais recomendações que devem ser seguidas durante este período são:

  • Manter uma alimentação adequada;
  • Higienizar a região corretamente;
  • Utilizar a malha modeladora indicada, desde o fim da cirurgia até a data determinada pelo cirurgião;
  • Andar durante os primeiros dias apenas com a coluna curvada, sem esticar demais o abdômen;
  • Fazer uso apenas da medicação prescrita e na dosagem correta;
  • Retornar ao trabalho e às atividades físicas apenas após a liberação médica.

Essas são ações essenciais para alcançar o resultado desejado, mas não excluem seguir outras orientações médicas repassadas pelo seu cirurgião plástico.

  • O que você precisa adotar de cuidados para manter os resultados da abdominoplastia?

Para manter os resultados do procedimento, é essencial que a paciente adote uma rotina de exercícios físicos e siga uma dieta equilibrada. Através da manutenção adequada, os resultados da abdominoplastia podem ser preservados por muitos anos.

Se interessou pelo procedimento? Entre em contato para agendar uma avaliação ou para obter maiores informações sobre a abdominoplastia.

Texto escrito por:
Dr. Paulo Padovez
Cirurgião Plástico
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email