Prótese peniana: Como saber se é o meu caso?

Prótese peniana: Como saber se é o meu caso?
Prótese peniana: Como saber se é o meu caso?

Apesar dos grandes avanços no tratamento da impotência sexual nos últimos anos, principalmente através das novas medicações por via oral, as próteses penianas ou implantes penianos, continuam sendo opções terapêuticas válidas para restabelecer a capacidade de sustentação peniana.
São indicadas em pacientes com problemas graves de ereção e que não respondem aos tratamentos convencionais ou até como primeira indicação naqueles homens que se recusam ou não se adaptam com outras formas de tratamento.

 

TIPOS DE PRÓTESE

 

Existem basicamente 2 tipos de próteses. As próteses maleáveis são feitas de silicone sólido ajustável que envolve uma liga metálica o que permite que a prótese seja dobrada para baixo, para cima ou para os lados de acordo com a preferência do paciente para sua melhor comodidade. No momento da relação sexual a prótese pode ser posicionada para frente a fim de permitir uma relação sexual perfeita.  As próteses infláveis são compostas por 2 cilindros de silicone infláveis no formato dos corpos cavernosos conectados a um reservatório de soro fisiológico, que fica no abdômen, e a um botão que fica no interior do escroto. Quando vazios oferecem a possibilidade de tornar o pênis de flácido semelhante à normalidade. No momento que o homem deseja ter uma ereção, aperta o botão e o líquido do reservatório é transferido para os cilindros no interior do pênis dando-lhe rigidez. Por possuírem maior complexidade cirúrgica para sua instalação e com mecanismos mais sofisticados, as próteses infláveis apresentam custos mais elevados que as maleáveis. De toda maneira a satisfação com o resultado não depende do tipo de prótese utilizada. A escolha do modelo deverá ser uma decisão conjunta entre o médico e o paciente visando esclarecer todos os aspectos e dúvidas ligados a esta cirurgia. 

 

A CIRURGIA

 

A cirurgia é bastante simples com as hastes sendo colocadas dentro dos corpos cavernosos do pênis, através de uma pequena incisão cirúrgica na parte anterior do pênis, ficando apenas uma cicatriz pequena e imperceptível. A cirurgia dura em torno de uma hora com alta do paciente podendo acontecer no mesmo dia. O retorno às atividades sexuais acontece geralmente após um mês. Orgasmo e ejaculação não são afetados, pois o desejo e a sensibilidade apresentam receptores á nível da pele genital. A prótese é colocada no interior dos corpos cavernosos e só restaura a ereção. O restante dos mecanismos eróticos não é afetado. É importante destacar que a colocação da prótese jamais poderá aumentar em comprimento ou diâmetro as medidas originais do pênis. Os implantes não tem esta função.
Quanto maior a motivação do homem e quanto mais prejudicada estiver a ereção, especialmente se já passou por diversos tratamentos sem sucesso, maior será o efeito positivo alcançado pela cirurgia. Quando bem indicadas cerca de 90% dos pacientes e suas parceiras se sentem satisfeitos com o resultado do implante peniano e 75% deles vão a praia, usando calção sem qualquer constrangimento, o que demonstra boa adaptação a cirurgia. É um tratamento seguro, eficiente e com alto índice de satisfação do casal. O êxito de um implante de prótese também está ligado a uma orientação correta do procedimento pelo profissional ao casal para se evitar falsas expectativas, uma técnica cirúrgica correta e extremos cuidados no pré e pós-operatório. 

 

 

Texto escrito por:
Dr. Márcio de Carvalho
Urologista
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email