Como obter um bom resultado cirúrgico

Como obter um bom resultado cirúrgico
Como obter um bom resultado cirúrgico

Com a crescente demanda por cirurgias estéticas, a população começou a se preocupar mais com os resultados. Nós, cirurgiões plásticos, também! Buscamos novas tecnologias, materiais e aprimoramos nossas técnicas para melhorar nossos resultados. Mas para se obter o resultado desejado não basta apenas ter a técnica perfeita. Tudo começa pela indicação adequada. 

Devemos levar em consideração as particularidades de cada indivíduo e indicar a técnica mais adequada. Por exemplo, mamas têm formatos e tamanhos diferentes que se adequam ao contorno corporal. Muitas pacientes gostam de se comparar por altura e peso, porém muitas outras características devem ser levadas em conta. O volume e formato dos implantes são variadíssimos, as técnicas também! Assim conseguimos ter resultados ótimos na cirurgia das mamas. 

Para a face existem produtos que auxiliam na melhora da qualidade da pele, na volumização e no contorno, harmonizando as proporções do rosto. Estes materiais são artifícios muito utilizados para o resultado mais eficaz da ritidoplastia (facelift). Esses são alguns exemplos amplamente conhecidos. Existem muitos outros! 

Além disso, vale ressaltar que um preparo com alimentação adequada, atividade física, cuidados com a pele, evitar o fumo, álcool e determinadas medicações são fundamentais para a boa cicatrização. Além dos benefícios à saúde em geral.

O acompanhamento no pós cirúrgico não é diferente. Seguir à risca as orientações do cirurgião é imperativo. Desde a posição, o uso dos modeladores, as medicações até os exercícios indicados. Sempre consultar o médico para iniciar alguma atividade diferente, antes de se expor ao sol, antes de fazer procedimentos cosméticos e tratamentos alternativos. Sempre digo, metade do resultado é meu fazendo a cirurgia e metade é do paciente com os cuidados adequados. 

A tríade indicação/técnica, preparo pré-operatório e cuidados pós-operatório são a chave para o sucesso do procedimento proposto.

Lembrando sempre, procure um profissional devidamente habilitado, formado em instituições reconhecidas e que tenha registro no Conselho de Medicina e Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

 

Texto escrito por:
Dr. Daniel Sakaki
Cirurgião Plástico
Rio de Janeiro / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email