Mamoplastia redutora e mastopexia

Cuidar da nossa estética é um ato capaz de proporcionar uma série de benefícios, que não se limitam apenas a elevar a autoestima, mas também geram um aumento na autoconfiança e  proporcionam um maior bem-estar pessoal.

Neste sentido, fica fácil entender a crescente no número de mulheres que procuram por procedimentos que melhoram a harmonia dos seios e ajudam a alcançar os benefícios citados acima. 

Quando falamos de mamoplastia, não estamos limitados apenas à mamoplastia de aumento. A mamoplastia redutora e a mastopexia também estão entre as cirurgias mais realizadas pelas mulheres, no Brasil e no mundo. 

Ambos os procedimentos visam alcançar uma maior harmonia entre as mamas, o tórax e toda a estrutura corporal. Se você quer entender a diferença entre a mastopexia e a mamoplastia redutora, continue a leitura do artigo.

  • Mamoplastia Redutora

A mamoplastia redutora é uma cirurgia realizada para diminuir o tamanho e o volume das mamas, indicada para mulheres que sentem dores nas costas ou  no pescoço, devido ao volume dos seios, ou quando a mulher sente sua autoestima afetada pela aparência dos mesmos. 

No procedimento, o tecido mamário gorduroso e epitelial de uma determinada região da mama é retirado, remodelando o formato da mama, sem o uso de prótese mamária durante a cirurgia. O tamanho do seio após a cirurgia pode ser variável, estabelecido pelo consenso entre médico e paciente, antes do procedimento.

  • Mastopexia

A mastopexia é o procedimento indicado para mulheres insatisfeitas com a posição das mamas, que não têm problemas com volume dos seios, mas possuem flacidez excessiva na região, com a retirada do excesso de pele e o reposicionamento do tecido.

O procedimento visa levantar os seios e deixar as mamas com as mesmas proporções e com uma aparência mais harmônica. Desde a puberdade, os seios sofrem diversas alterações, em decorrência das alterações hormonais e com o passar do tempo, o aspecto e consistência deles perdem a firmeza.

A mastopexia permite reposicionar os seios numa posição mais alta. Ela pode ser realizada sem utilização de próteses ou silicone - apenas para correção da flacidez - ou com a aplicação de silicone durante a cirurgia.

  • Quais são os cuidados no pós-operatório?

Após ambos os procedimentos, é comum que a paciente sinta um pouco de dor, sendo o uso do sutiã de sustentação recomendado para diminuí-la durante o pós-operatório, além de manter as mamas no lugar e reduzir o risco de sangramento.

Nós pós-operatório, também é indicado:

  • Permanecer em repouso absoluto durante as primeiras 24 horas;
  • Não dormir de bruços ou de lado durante os primeiros 30 dias;
  • Evitar mexer os braços e o tronco excessivamente até que os pontos sejam removidos;
  • Retornar a prática de exercícios físicos somente após 6 meses do procedimento;
  • Durante os 3 primeiros meses, deve-se evitar a exposição ao sol.

Se interessou por algum dos tipos de mamoplastia? Entre em contato para agendar uma avaliação ou para maiores informações sobre os procedimentos.

Texto escrito por:
Dr. Paulo Padovez
Cirurgião Plástico
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email