Lesão do manguito rotador

Lesão do manguito rotador
Lesão do manguito rotador

As lesões que afetam o manguito rotador, como tendinites e rupturas dos tendões, podem apresentar diferentes graus e levar à perda da função do ombro. Estas lesões estão entre os problemas mais frequentes do aparelho musculoesquelético e podem ocorrer de forma sintomática ou assintomática.

Quando ocorrem de forma sintomática, a dor no ombro é o principal sintoma. Ela surge de forma insidiosa e se intensifica gradualmente, irradiando para a parte externa do braço e provocando uma sensação de peso no local. Por essa característica, é comum que o paciente tenha a impressão de que o problema é no braço e não no ombro em si.

Na lesão do manguito rotador, a dor costuma se agravar quando o paciente realiza movimentos como levantar o braço, atrapalhando no desempenho das atividades do dia a dia e comprometendo a qualidade de vida do paciente. A dor também costuma se intensificar à noite, fazendo com que encontrar uma posição adequada para dormir e comprometimento na qualidade do sono sejam queixas comuns entre os pacientes.

Em casos com grau mais elevado, o paciente pode apresentar perda de força, da capacidade de elevação, abdução e rotação do braço.

  • Lesão do manguito rotador: Quais são as principais causas?

A degeneração do sistema musculoesquelético ocorre de forma natural, provocada principalmente pela diminuição da quantidade de fibras de colágeno nos tendões e pelas alterações na vascularização da estrutura.

Além disso, por apresentarem uma grande mobilidade, as articulações do ombro são amplamente afetadas pela prática repetitiva de certos movimentos, assim como por traumas decorrentes de atividades esportivas ou quedas, por exemplo.

  • Lesão do manguito rotador: Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é feito através do exame clínico do paciente e amparado por exames de imagem, como raio-x e ressonância magnética, fundamentais para o diagnóstico.

  • Lesão do manguito rotador: Como é realizado o tratamento?

A escolha do tipo de tratamento é pautada de acordo com a gravidade da lesão, com a idade do paciente, a intensidade da dor e se há ou não a perda da função.

Geralmente, o tratamento conservador inclui a prescrição de medicamentos anti-inflamatórios, reabilitação física, alongamento, correção postural, fortalecimento dos estabilizadores e rotadores do ombro.

Em casos onde o tratamento clínico não apresenta efeito prolongado, o tratamento cirúrgico pode ser indicado.

Caso o paciente não procure o tratamento mais adequado para o seu quadro, a lesão pode evoluir e provocar problemas graves.

Por isso, fique atento aos sintomas que o seu corpo apresenta e busque a ajuda de um especialista ao notar qualquer um dos indícios citados ao longo deste artigo.

Texto escrito por:
Dr. Pedro Navarro
Ortopedista
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Carlos Moraes
13/07/2022
Ótimo profissional , muito atencioso nas consultas e retornos e não deixa dúvida ao paciente , sempre explica.corretamente…
Marcos Navarro
13/07/2022
Um médico de uma capacidade extraordinária . O médico mais humano que já conheci.
Flávia Costa Moraes
13/07/2022
Sempre um médico atencioso,carinhoso com os pacientes. E um excelente profissional na sua área e em outras áreas. Me ajudou…
Tania Rodrigues
12/07/2022
Excelente como médico e como pessoa.
Thaís Borges
12/07/2022
Atendimento diferenciado e os melhores resultados! Super recomendo!
Raul Riboli
12/07/2022
Excelente profissional e atendimento fora do comum!!! Tive uma lesão muito forte, mas depois de passar por ele, já conseguir…
Fernanda Costa
12/07/2022
Um ótimo ortopedista, muito competente, atencioso.
Renato Riboli
12/07/2022
Tive uma lesão no cotovelo devido a anos da prática de handball. E depois de passar por 2 médicos, alguns disseram até que…
Erika Leticya
12/07/2022
Médico atencioso e muito competente. Já havia até desistido de melhorar depois de passar por vários ortopedistas. Fui desacreditada…
Fábio Riboli
12/07/2022
Excelente, melhor ortopedista de Maringá.

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email