Endometriose nos dias de Hoje - Implicações após novos trabalhos.

Endometriose nos dias de Hoje - Implicações após novos trabalhos.
Endometriose nos dias de Hoje - Implicações após novos trabalhos.

Como tudo na medicina, com o passar dos tempos, verdades deixam de ser verdade e temos que nos adaptar a estas mudanças, nos atualizando e colocando aos nossos pacientes o que temos de melhor, para controlar ou curar suas patologias.

A Endometriose é uma doença que sofreu forte impacto em seu tratamento. Em 1995, com a laparoscopia sendo introduzida no Brasil, começamos a conhecer esta patologia e com a evolução de técnicas cirúrgicas e medicamentos, formamos novos conceituar novas formas de tratamento.

Antes, quando um paciente adentrava em nosso consultório, com queixas típicas, leve ou não, de dor cíclica, dor na relação - geralmente profunda - sangramento na urina ou retal, no momento da menstruação, estávamos prontos a solicitar uma LAPAROSCOPIA (cirurgia).

Sabíamos da necessidade de ter o diagnostico com exatidão e iniciar o tratamento o mais rápido possível, bem como alertar que novas cirurgias a paciente iria ter que realizar.
Hoje, mantemos a necessidade de dar diagnóstico precoce da endometriose, porem com um novo conceito, “Diagnóstico Clínico”, com exames de imagem e bioquímicos, sem nunca esquecer do exame clinico em consultório.

Os trabalhos novos mudaram nossas diretrizes, hoje temos mais pontos a analizar antes de indicar uma cirurgia.

- Local da doença
- Queixa da paciente
- Idade da paciente
- Desejo reprodutor atual


Basicamente hoje indicamos uma cirurgia em apenas 3 circunstância:

  1. Dor moderada ou grave
  2. Lesões ovarianas
  3. Infertilidade

Portanto HOJE a cirurgia, deixa de ser imperativa, a todas as pacientes e abre espaço ao tratamento clinico como primeira escolha. Cuidado com medicações que antes usamos com frequência, pois algumas delas já são contra-indicadas e outras usamos em doses bem menores, que no passado. A endometriose deve ser sempre acompanhada por especialista, já que sua atualização é frequente, o que influencia de forma direta nos resultados obtidos, bem como no futuro reprodutivo desta paciente e não menos importante em uma menopausa precoce, quando não adequadamente tratada.

O conhecimento melhor desta patologia, a evolução medicamentosa e cirúrgica a qual detemos hoje, permite um tratamento ideal e individualizado para cada paciente. Assim temos melhores resultados, menor sofrimento e reestabelecimento breve dos nossos pacientes.

Texto escrito por:
Dr. Carlos Freire
Ginecologia e obstetrícia
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email