Como a tecnologia pode ajudar os pacientes diabéticos? - Maringá

Como a tecnologia pode ajudar os pacientes diabéticos? - Maringá
Como a tecnologia pode ajudar os pacientes diabéticos? - Maringá

No Brasil, mais de 12 milhões de pessoas convivem com o diabetes, uma doença crônica que requer atenção. Quando ela não é tratada da maneira correta, pode afetar os vasos, os nervos, os olhos, os rins e o coração, provocando complicações que podem levar à morte.

A aplicação diária de insulina e as picadas nos dedos para medir os níveis de açúcar no sangue, são as situações que mais amedrontam os pacientes. Nesse contexto, a tecnologia tornou-se uma grande aliada no controle e manejo da doença.

Sistemas de monitoramento glicêmico contínuo

Atualmente, o sensor de glicose é uma das principais ferramentas para o controle do diabetes. O sensor é capaz de medir os níveis de glicose minuto a minuto, sendo instalado na parte de trás do braço do paciente e o paciente acompanha os resultados através do aparelho que realiza a leitura, ou do próprio celular.

O dispositivo é completamente indolor e dispensa a picada nos dedos para medir o índice glicêmico, proporcionando alívio e conforto para o paciente, principalmente no caso de pais que têm filhos diabéticos. O sensor deve ser trocado a cada 14 dias.

Armazenamento de dados na nuvem e compartilhamento de informações com a equipe médica

Uma das grandes vantagens do uso do dispositivo é que além de fornecer dados automatizados sobre o índice glicêmico, ele consegue prever tendências de queda ou aumento no organismo.

Os dados coletados pelo sensor podem ser compartilhados com a equipe médica, pais ou cuidadores em tempo real, o que possibilita acompanhar o controle da glicose através de gráficos, inclusive durante a noite.

Tecnologia para uma vida mais saudável!

As inovações tecnológicas estão cada vez mais presentes na vida de pacientes com diabetes e na endocrinologia, sendo grandes ferramentas para proporcionar uma rotina com mais praticidade e saúde.

O sensor de índice glicêmico também pode ser utilizado por indivíduos não diabéticos, auxiliando no monitoramento de pessoas que fazem dieta lowcarb ou quem tem hipoglicemias reacionais. Sem dúvidas, além de uma importante aliada na promoção de saúde e bem-estar, a tecnologia é uma importante ferramenta de autoconhecimento.

Contem comigo para esclarecer qualquer dúvida ou para iniciarmos o seu acompanhamento endocrinológico.

Entre em contato para agendar uma avaliação ou para obter maiores informações.

Texto escrito por:
Dra. Thais Micheletti Freire
Endocrinologista
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email