Abdominoplastia

Abdominoplastia
Abdominoplastia

A abdominoplastia é a cirurgia que permite a retirada do excesso de pele e gordura do abdômen, reduzindo a flacidez da barriga e permitindo que os músculos abdominais sejam reposicionados e reestruturados. Além disso, a cirurgia também torna possível remover as cicatrizes e estrias presentes no local.

O procedimento também pode ser associado a outras cirurgias, como a lipoaspiração, contribuindo assim para um resultado melhor contorno do abdômen.

Para quem a cirurgia é recomendada?

O procedimento é indicado para pacientes que perderam uma significativa quantidade de peso, podendo ser realizada tanto por homens quanto por mulheres (principalmente aquelas que passaram por uma gravidez recente).

Como o procedimento é realizado?

A duração da abdominoplastia varia de 2 a 4 horas, com a cirurgia sendo realizada com o apoio de uma anestesia peridural. Após a anestesia surtir efeito, o cirurgião faz uma marcação em formato de elipse para realizar a primeira incisão, na parte inferior do abdômen. As marcações são realizadas na região superior aos pelos pubianos, que se estende até a região dos quadris.

A segunda incisão é realizada na vertical, terminando ao redor do umbigo, por onde os excessos de pele da parte superior do abdômen são separados das partes profundas. Na sequência, os músculos abdominais são suturados para que fiquem com uma maior rigidez, proporcionando um abdômen reto e com uma cintura muito mais definida.

Por fim, o excesso de pele é esticado para baixo, realocando o umbigo para sua posição de origem.

Como é o pós-operatório?

Ao longo dos primeiros dias de pós-operatório, o paciente deve andar apenas com a sua coluna curvada, sem esticar o abdômen, evitando que a cicatriz seja forçada e que os pontos possam abrir.  A recuperação completa do procedimento demora cerca de 2 meses, mas caso o paciente realize a abdominoplastia combinada a uma lipoaspiração ou outra cirurgia, a recuperação será um pouco mais dolorosa e demorada.

Como é a cicatriz resultante do procedimento?

A cicatriz é planejada pelo cirurgião para que fique totalmente escondida sob roupa. No entanto, os cuidados do paciente no pós-operatório também são fundamentais, para que a cicatriz não seja notória.

Durante o pós-operatório da abdominoplastia, o paciente deve seguir todas as orientações fornecidas pelo cirurgião, além de fazer uso dos medicamentos analgésicos conforme prescrito. 

Se você deseja realizar a cirurgia sem medo e em total segurança, entre em contato e agende uma avaliação.

Texto escrito por:
Dr. Leonardo Victor
Cirurgião Plástico
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Ana Luiza Vieira Pasqualino
11/06/2022
Excelente cirurgião plástico!
Isabela Cortati
23/02/2022
Sempre muito bem atendida desde a primeira consulta, cuidado e acompanhamento impecáveis.

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email