Alinhadores estéticos corrigem mordida cruzada?

Alinhadores estéticos corrigem mordida cruzada?
Alinhadores estéticos corrigem mordida cruzada?

A mordida cruzada é uma alteração caracterizada pela posição invertida  dos dentes superiores em relação aos inferiores, fazendo com que a arcada dentária superior se posicione para dentro da boca, causando a impressão de “boca torta”. A alteração pode ser dentária, acometendo apenas os dentes, ou esquelética, quando acomete o maxilar ou a mandíbula.

Causas

Mordida cruzada é uma alteração considerada comum, que além de provocar problemas estéticos, também pode gerar outras complicações indesejáveis, como dificuldade mastigatória, retração da gengiva, dificuldade para respirar, alterações na pronúncia de determinadas palavras, retração da gengiva, bruxismo, dores nas articulações da mandíbula e enxaquecas.

A causa mais comum desta alteração é a má formação da mandíbula, que pode ser decorrente de questões genéticas, ou provocada por hábitos como o uso de chupeta, mamadeira ou chupar o dedo  em excesso durante a infância.

É possível corrigir com o uso de alinhadores estéticos?

Quem sofre com a mordida cruzada, com certeza já ouviu falar sobre o uso de alinhadores estéticos e suas vantagens. As questões estéticas são extremamente relevantes na hora de planejar o tratamento, mas conforme foi  explicado no tópico anterior, as complicações provenientes da mordida cruzada não se limitam apenas a esse fator.

Somente após realizar uma avaliação detalhada do paciente será  possível optar ou não por esse  tratamento. Em casos mais graves, por exemplo, o realinhamento das mandíbulas deve ser feito através da cirurgia ortognática. Porém, quando o uso dos alinhadores estéticos é possível, o paciente poderá usufruir de diversos benefícios.

Benefícios do tratamento com alinhadores estéticos

Os alinhadores estéticos são peças móveis, anatômicas, confeccionadas de acordo com as características individuais do paciente e que proporcionam muito mais conforto do que os aparelhos feitos de metal.

Os alinhadores podem ser retirados durante as refeições e guardados em uma embalagem própria, fazendo com que o paciente não precise restringir o consumo de determinados alimentos e continue a realizar sua higiene bucal normalmente.

Por fim, vale ressaltar que o tratamento com os alinhadores estéticos é rápido, garantindo ótimos  resultados em um curto prazo.

Entre em contato para agendar uma avaliação ou para obter maiores informações sobre o tratamento.

Texto escrito por:
D. Baldissara Odontologia
Cirurgião(a) Dentista
Rio de Janeiro / RJ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Olivia Kamel
22/05/2022
Atendimento excelente!
Anni Loures
01/04/2022
Recepção profissional e acolhedora !!! Dr. Daniel sempre atencioso e claro nas informações dos procedimentos , o que deixa…
Alex santos de Oliveira
21/03/2022
Não tenho o que falar mal, ótimo profissional, pontual e lindo também
Valentina
21/03/2022
Profissional completo
Isa
21/03/2022
Ótimo profissional, muito atencioso. Gostei mto e com certeza vou voltar.
Thiago Alves Machado
21/03/2022
Super atencioso, explica muito bem o tratamento que será realizado, passando muita tranquilidade para nós
Kayo fernandes
21/03/2022
Excelente dentista!
ROSANA LÚCIA
21/03/2022
Excelente profissional
Igor Cordeiro
21/03/2022
Excelente profissional e muito atencioso.
Rodolpho Bomfim
21/03/2022
Profissional com uma capacidade incrível!

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email