Você sabe quando procurar um especialista em dor?

Você sabe quando procurar um especialista em dor?
Você sabe quando procurar um especialista em dor?

Sentir dor é importante, afinal, este é um dos nossos principais instintos de sobrevivência. Toda dor é um sinal de alerta do organismo sobre a existência de alguma lesão ou disfunção do organismo.

No entanto, só quem convive diariamente com ela sabe o quanto a dor pode ser extremamente prejudicial à qualidade de vida. A boa notícia é que, o avanço de técnicas, medicamentos e aparelhos - principalmente os de imagem - concedeu ao especialista em dor recursos eficazes para controlar ou eliminar a dor e suas causas.

Quem é o especialista em dor?

O médico especialista em dor está capacitado para avaliar, diagnosticar e tratar diferentes tipos de dor. Um dos principais indicativos de que você deve procurar ajuda desse profissional é sentir a mesma dor por um período de 3 meses ou mais, sem que ela amenize.

Quando uma dor é classificada como crônica (apresentando uma duração maior do que 3 meses), é gerado um sinal doloroso frequente dentro do SNC, que acaba se tornando independente do evento inicial.  A dor crônica pode provocar inúmeros impactos no seu dia a dia, interferindo diretamente na sua vida pessoal e profissional. 

Logo, fica evidente que, além de conviver com essa dor, é preciso tratá-la sob a supervisão de um especialista.

O que é uma clínica de dor?

As clínicas de dor são ambientes voltados para o atendimento de pacientes que possuem os mais variados tipos de dores crônicas, que podem ou não ser advindas de outras patologias.

Nas clínicas de dor são realizados os diagnósticos e os tratamentos terapêuticos, com o uso de medicações sistêmicas, bloqueios de nervos periféricos, injeções de fármacos por via peridural, entre outros.

Qual a importância do especialista em dor e das clínicas  de dor?

Os especialistas em dor e as clínicas de dor são fundamentais para garantir a saúde física e mental de um paciente. Somente um especialista em síndromes dolorosas é capaz de diagnosticar a causa e indicar o tratamento mais eficaz, garantindo assim resultados duradouros.

Lembre-se: Você não é obrigado a conviver com a dor!

Quando você sente uma dor por um período de 3 meses ou mais, esse pode ser um indício de dor crônica. Caso você tenha se identificado com essa situação, busque ajuda de um especialista em dor imediatamente.

Texto escrito por:
Dr. Orlando Colhado
Especialista em Dor
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

marcio moura
16/02/2024
Ótimo médico
Nagila Lobato Marconato Garcia
27/01/2023
Ótimo atendimento, excelente profissional. Dois dias após a aplicação, estou praticamente sem dor. Recomendo muito.
Renato CS Cardoso
30/08/2022
Muito atencioso . Os remédios acabaram com minha dor
Luiz Henrique Begnossi
26/04/2022
Excelente profissional

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email