Matérias

Guia SaÚde Matérias

PLASMA: INOVAÇÃO EM CIRURGIAS DA PRÓSTATA
PLASMA: INOVAÇÃO EM CIRURGIAS DA PRÓSTATA

Urologista

PLASMA: INOVAÇÃO EM CIRURGIAS DA PRÓSTATA

Texto escrito por: Dr. Wilson José Sala

A próstata é a glândula masculina que produz o líquido espermático, tem uma produção intensa de substâncias nutritivas, e que mantém temperatura para conduzir bem o espermatozóide.

Então uma bactéria que entrar pelo canal do pênis, pode acometer a próstata e fazer uma infecção chamada prostatite. Se não for bem cuidada pode levar a várias consequências, uma dessas consequências são obstrução, febre e dor.

A outra doença bastante comum, é a hiperplasia da próstata, ou seja, é um tumor que cresce dentro do tecido, aumentando seu volume, isso acaba comprimindo o canal da urina, e o homem começa a ter dificuldades. isso, naturalmente, se inicia no homem após os 40 anos, mas as complicações de obstrução urinária normalmente, vão começar entre 45 e 55 anos. isso ocorre devido a diminuição de hormônios, e substâncias que vão interferir no crescimento, e vão hiperplasia das células, ou seja, vai haver um crescimento dessa glândula. Para isso existe tratamento medicamentoso ou cirúrgico.

As cirurgias evoluíram com o tempo, e a cirurgia de próstata não foi diferente, antigamente ela era aberta feita por um corte no abdome, hoje com a evolução da medicina isso não se faz mais necessário, a cirurgia é feita com o endoscópio pelo canal da urina, onde é feita a "raspagem" da próstata diminuindo seu tamanho e desobstruindo o canal da urina.

Agora com a nova tecnologia do plasma nesta cirurgia, conseguimos diminuir o tempo de internamento, sintomas pós operatórios mínimos e preservando a potência sexual e controle da urina, pois o plasma não transmite alta temperatura, o que protege os nervos responsáveis por isso, não prejudicando a líbido nem a ereção, uma vez que, os nervos que vem para o pênis que mantém a potência sexual, saem pela coluna e passam pelo feixe vásculo nervoso que vem para o pênis.

PLASMA: INOVAÇÃO EM CIRURGIAS DA PRÓSTATA