Abdominoplastia

A abdominoplastia é um dos procedimentos cirúrgicos estéticos mais realizados no mundo, tendo como objetivo reduzir o excesso de gordura e pele no abdômen, tratando a flacidez muscular. Além disso, através da cirurgia é possível reposicionar os músculos abdominais que, por consequência de uma hérnia ou de uma diástase, sofreram alterações estruturais.

Quem são os candidatos ideais?

A cirurgia é indicada para pacientes que passaram por uma grande perda de peso e por ser realizada por homens e mulheres, podendo ser associada a outras cirurgias estéticas (como é o caso da lipoaspiração, por exemplo) o que contribui para definir um melhor contorno abdominal.

Como é feita a cirurgia?

Assim como em qualquer outro procedimento cirúrgico, o paciente deve ser submetido a uma avaliação pré-operatória antes de realizar a abdominoplastia, para que as suas condições de saúde sejam verificadas, bem possíveis riscos de complicações.

O tempo de cirurgia varia de 2 a 4 horas, com o paciente sob o efeito de uma anestesia peridural. De acordo com a quantidade de pele e tecido que será removida no procedimento, o cirurgião definirá o formato e o tamanho do corte.

Após o corte, os músculos do abdômen serão suturados para que se tornem mais rígidos, a barriga fique reta e a cintura esteja mais definida. Na sequência, é feito um orifício para que o umbigo seja reposicionado em seu local de origem e por fim, o cirurgião sutura os cortes, aplicando adesivos de pele ou fitas

Diferentes técnicas de abdominoplastia.

  • Miniabdominoplastia: Realizada somente em casos onde o paciente possui excesso de pele localizado somente abaixo da região do umbigo, o que possibilita que a cicatrizes resultante do mesmo  possua um tamanho menor.
  • Abdominoplastia clássica: O excesso de pele entre o umbigo e o púbis é removido, possibilitando que a pele acima do umbigo seja esticada e reposicionada.
  • Abdominoplastia circunferencial: Na técnica, é feita uma incisão para remover o excesso de pele no abdômen e na parte posterior do abdômen.
  • Abdominoplastia em âncora: A técnica é indicada para pacientes que passaram por um processo de grande perda de peso, como no caso de ex obesos, por exemplo.
  • Lipoabdominoplastia: Indicada para pacientes que possuem camada de gordura mais espessa, que removerá não somente o excesso de pele, como também a gordura abdominal.

Se interessou pelo procedimento e deseja realizar a cirurgia sem medo? Entre em contato para agendar sua avaliação.

Texto escrito por:
Dr. Paulo Padovez
Cirurgião Plástico
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email