O que é o manguito rotador?

O que é o manguito rotador?
O que é o manguito rotador?

O manguito rotador é um grupamento muscular formado por um conjunto de músculos, originários da escápula e que se interceptam no úmero.

Cada músculo do manguito rotador realiza uma função específica, porém, ambos se complementam e exercem o equilíbrio e a proteção da articulação do ombro, mantendo a cabeça do úmero encaixada corretamente na cavidade glenóide.

Quais são as principais funções do manguito rotador?

A estrutura do manguito rotador é responsável por ampliar a capacidade de rotação da articulação glenoumeral, através da ação dos músculos que o compõem. Suas principais funções são:

  • Realizar a rotação externa do ombro;
  • Exercer a rotação interna do ombro;
  • Abdução ou elevação do ombro;
  • Estabiliza as articulações do ombro.

Entenda a anatomia dos músculos que compõem o Manguito Rotador

Os músculos que compõem o manguito rotador são:

    • Músculo Supraespinhal: Situa-se na região superior à escápula, tendo origem na fossa supraespinhal. Auxilia ao músculo deltóide na abdução ou elevação dos braços e do ombro, atuando como estabilizador.
  • Músculo  Infraespinhal: Se situa na região inferior à escápula, com origem na fossa infra-espinhal da mesma. Constitui uma das principais estruturas para conferir estabilidade ao ombro e está ativo durante os movimentos de rotação lateral do braço.
  • Músculo Subescapular: Maior músculos do manguito rotador, é o único rotador medial, sendo assim responsável por realizar a rotação medial e a adução do braço. Localiza-se abaixo da escápula, próximo a região da caixa torácica.
  • Músculo Redondo Menor: Possui origem na margem lateral da escápula e fornece suporte à porção posterior da articulação ao rotacionar o braço lateralmente, impedindo que o úmero seja deslocado.

Qual a importância de fortalecer o manguito rotador?

Para manter a boa funcionalidade do ombro é preciso fortalecer os músculos do manguito rotador, pois caso algum deles seja lesionado/enfraquecido, haverá o comprometimento da estabilidade e dos movimentos do ombro.

Além disso, em decorrência do envelhecimento natural também ocorre a degeneração do manguito rotador e em algumas situações, essa degeneração pode ocasionar lesões ou outros comprometimentos.

Fortalecer essa articulação é a melhor forma de prevenir lesões musculares, e conservar a funcionalidade dos músculos e tendões do manguito rotador.

Texto escrito por:
Dr. Pedro Navarro
Ortopedista
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Carlos Moraes
13/07/2022
Ótimo profissional , muito atencioso nas consultas e retornos e não deixa dúvida ao paciente , sempre explica.corretamente…
Marcos Navarro
13/07/2022
Um médico de uma capacidade extraordinária . O médico mais humano que já conheci.
Flávia Costa Moraes
13/07/2022
Sempre um médico atencioso,carinhoso com os pacientes. E um excelente profissional na sua área e em outras áreas. Me ajudou…
Tania Rodrigues
12/07/2022
Excelente como médico e como pessoa.
Thaís Borges
12/07/2022
Atendimento diferenciado e os melhores resultados! Super recomendo!
Raul Riboli
12/07/2022
Excelente profissional e atendimento fora do comum!!! Tive uma lesão muito forte, mas depois de passar por ele, já conseguir…
Fernanda Costa
12/07/2022
Um ótimo ortopedista, muito competente, atencioso.
Renato Riboli
12/07/2022
Tive uma lesão no cotovelo devido a anos da prática de handball. E depois de passar por 2 médicos, alguns disseram até que…
Erika Leticya
12/07/2022
Médico atencioso e muito competente. Já havia até desistido de melhorar depois de passar por vários ortopedistas. Fui desacreditada…
Fábio Riboli
12/07/2022
Excelente, melhor ortopedista de Maringá.

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email