Tendinites (tendinopatias) do Ombro

Tendinites (tendinopatias) do Ombro
Tendinites (tendinopatias) do Ombro

As tendinopatias do ombro surgem decorrentes de um processo inflamatório que acomete um dos tendões desta região, resultando em sintomas como formigamento, dores e dificuldades para erguer o braço acima da cabeça. O problema atinge com maior incidência pessoas que praticam atividades que exijam movimentos repetitivos do braço.

Quais são os pacientes mais afetados e os principais sintomas?

De maneira geral, o problema afeta indivíduos que praticam atividades compostas de movimentos repetitivos, fazendo com que a tendinite venha a surgir em decorrência de algum movimento que foi executado por diversas vezes de forma inadequada. No caso de atletas, esta execução incorreta pode estar associada também a uma lesão.

Os principais sintomas da tendinopatia do ombro são: dor (principalmente na região lateral do ombro), formigamento, dificuldades para erguer o braço e sensação de que a dor está se espalhando por toda a região do braço.

Quando a tendinite do ombro se encontra em estágio mais avançado, o paciente pode acordar com dores durante a noite, além de perder força e mobilidade no dia a dia. No caso de atletas, esses fatores podem comprometer movimentos importantes de diversas práticas esportivas, como vôlei e natação.

Como é realizado o diagnóstico?

Inicialmente, o diagnóstico pode ser realizado através da avaliação dos sintomas apresentados pelo paciente e posteriormente, confirmado através de exames físicos e de imagem, como os exames de radiografias e ressonância magnética.

Como tratar as tendinopatias do ombro?

O tratamento é realizado com o objetivo diminuir a inflamação dos tendões do ombro, amenizando os sintomas e possibilitando que o paciente consiga retornar às suas atividades cotidianas sem sentir dores.

De acordo com os sintomas apresentados e com o grau da tendinite, pode ser recomendado o uso de medicamentos, o tratamento fisioterapêutico ou, em casos mais severos, por meio da intervenção cirúrgica.

Texto escrito por:
Dr. Pedro Navarro
Ortopedista
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

Carlos Moraes
13/07/2022
Ótimo profissional , muito atencioso nas consultas e retornos e não deixa dúvida ao paciente , sempre explica.corretamente…
Marcos Navarro
13/07/2022
Um médico de uma capacidade extraordinária . O médico mais humano que já conheci.
Flávia Costa Moraes
13/07/2022
Sempre um médico atencioso,carinhoso com os pacientes. E um excelente profissional na sua área e em outras áreas. Me ajudou…
Tania Rodrigues
12/07/2022
Excelente como médico e como pessoa.
Thaís Borges
12/07/2022
Atendimento diferenciado e os melhores resultados! Super recomendo!
Raul Riboli
12/07/2022
Excelente profissional e atendimento fora do comum!!! Tive uma lesão muito forte, mas depois de passar por ele, já conseguir…
Fernanda Costa
12/07/2022
Um ótimo ortopedista, muito competente, atencioso.
Renato Riboli
12/07/2022
Tive uma lesão no cotovelo devido a anos da prática de handball. E depois de passar por 2 médicos, alguns disseram até que…
Erika Leticya
12/07/2022
Médico atencioso e muito competente. Já havia até desistido de melhorar depois de passar por vários ortopedistas. Fui desacreditada…
Fábio Riboli
12/07/2022
Excelente, melhor ortopedista de Maringá.

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email