Você conhece a Otoplastia?

Você conhece a Otoplastia?
Você conhece a Otoplastia?

A otoplastia é a cirurgia plástica destinada para a correção das famosas “orelhas de abano”. O procedimento é indicado em casos de assimetria no tamanho, angulação e/ou formato das orelhas. Além disso, a otoplastia também pode corrigir malformações congênitas que provoquem prejuízos funcionais a captação e amplificação de sons pelas orelhas externas.

O procedimento pode ser realizado a partir dos seis anos, idade na qual o crescimento das orelhas já ocorreu quase que por completo. No entanto, somente após examinar as estruturas da orelha e verificar a estabilidade das mesmas, o cirurgião especializado poderá indicar ou não a cirurgia.

Otoplastia: Como a cirurgia é realizada?

Nos casos onde o objetivo da otoplastia é minimizar o excesso de pele, o cirurgião  enfraquece a cartilagem para torná-la menos rígida. Logo após isso, o cirurgião poderá optar por remover parte da cartilagem e dos tecidos sobressalentes, ou da pele em excesso, para diminuir o tamanho das orelhas.

O procedimento tem duração aproximada de 60 minutos, sendo realizado com anestesia local. O paciente necessita ficar internado por um período que varia entre 6 a 12 horas, podendo retornar para casa no mesmo dia.

Otoplastia: pós-operatório da  cirurgia plástica?

Seu pós-operatório é simples,  mas no caso da otoplastia ter sido realizada em crianças, é importante que os pais acompanhem de perto os pequeninos. As crianças são naturalmente mais agitadas do que nós, adultos, e assim, certos movimentos podem acabar comprometendo o resultado.

Durante os primeiros dias, o paciente deve permanecer com a sua cabeça enfaixada, para manter a região operada protegida. Entre as primeiras 48 horas da cirurgia, o paciente deve retornar ao consultório para remoção das bandagens e para ser avaliado pelo cirurgião. Os próximos retornos também serão combinados com o paciente nessa consulta.

Gostou do artigo sobre Otoplastia? Entre em contato para agendar uma avaliação ou para obter maiores informações sobre o procedimento.

Texto escrito por:
Dra. Fabiana Turchiari
Cirurgião Plástico
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email